II Seminário de Seringueira acontece em Palmeirópolis: governador participa

Nesta quinta-feira, 6, acontece na Fazenda Serra Dourada, em Palmeirópolis, o II Seminário do Pólo de Produção de Seringueira. O governador Siqueira vai fazer a primeira sangria de seringueira na fazenda.

Governador vai fazer primeira sangria
Descrição: Governador vai fazer primeira sangria Crédito: web

O II Seminário do Pólo de Produção de Seringueira acontece nesta quinta-feira, dia 6, na Fazenda Serra Dourada, em Palmeirópolis, a 458 km de Palmas. O governador Siqueira Campos vai estar presente no evento, onde fará a primeira sangria de seringueira na fazenda.  Segundo o coordenador de Biomassa e Biodiesel da Seagro, Hélio de Sousa, o II Seminário deve reunir cerca de 300 produtores rurais.

 

Durante o seminário serão realizadas palestras com os temas: “Como produzir mudas de Seringueira”, “Implantação e Manejo de Seringal”, “Mercado e comercialização do Látex” e “Apresentação de linhas de crédito para Seringueira”.

 

De acordo com o coordenador será realizada ainda uma mobilização com caravanas para o evento.

 

“As caravanas levarão produtores dos municípios de Pium, Fátima, Natividade e Jaú do Tocantins. O objetivo é facilitar a participação de aproximadamente 130 pequenos produtores interessados no plantio, isto vai enriquecer as experiências desses produtores para melhorar as técnicas de plantio. Ao todo, o II Seminário deve reunir cerca de 300 produtores rurais”, informou.

 

Primeira sangria

O coordenador destacou que a cidade de Palmeirópolis é produtora de seringueira há seis anos, mas que a primeira exploração será realizada neste mês.

 

“O município realizou o plantio de 800 hectares e agora vai realizar a primeira colheita deste seringal. O prazo normal é de sete anos para que isto seja realizado, mas devido as condições climáticas associadas ao bom manejo da cultura foi possível antecipar em um ano esta exploração”, informou.

 

O coordenador explicou que a participação do governador deve contribuir para o fortalecimento da atividade no Estado. “O governador faz questão de participar desse evento para prestigiar uma cultura que possui tanto potencial de crescimento no nosso Estado. Teremos também no seminário estações mostrando passo a passo de como produzir esta seringa”, afirmou.

 

Seringueira

Sousa ainda falou sobre os principais benefícios da produção da seringa para o Estado. “Essa cultura tem uma atividade que supera qualquer outra atividade agropecuária, principalmente devido a rentabilidade por hectare que pode chegar a uma renda liquida de R$ 4 mil reais por hectare ao ano, desde que o produtor se dedique e explore corretamente esta produção”, explicou.

 

O coordenador finalizou destacando que além de Palmeirópolis existem outros municípios no Estado que realizam a produção desta seringa.

 

“Os municípios que também realizam a produção são Pium, Paraíso, Fátima e Santa fé. Todo o látex produzido nestes municípios é exportado para São Paulo. Ano passado foram comercializada 840 toneladas de borracha e com a entrada de novos seringais como o de Palmeirópolis acredito que esta produção tende a ter um aumento significativo”, informou.

 

 

Comentários (0)