Inovações tecnológicas apresentadas na Agrotins evidenciam agricultura familiar

Mais do que a visibilidade aos produtos originados da Agricultura Familiar, o público que tem circulado pela Feira, tem facilidade em encontrar diversas inovações tecnológicas disponíveis nos estandes

Agricultura familiar é destaque na Agrotins
Descrição: Agricultura familiar é destaque na Agrotins Crédito: Ascom

No ano Internacional da Agricultura Familiar, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), a 14ª Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins – Agrotins 2014 tem evidenciado ainda mais o segmento. Mais do que a visibilidade aos produtos originados da Agricultura Familiar, o público que tem circulado pela Feira, tem facilidade em encontrar diversas inovações tecnológicas disponíveis nos estandes. Destaque para a disseminação de técnicas e oferta de máquinas e equipamentos destinados ao pequeno produtor.

A empresa Agro Boiverde, que está há dois anos em Palmas, mas que já participa da Agrotins, há oito anos, apresentou um pulverizador de barra manual que torna o trabalho menos desgastante para o agricultor familiar , o que aumenta a produtividade em sua propriedade. “Com este equipamento, o produtor não se cansa carregando a bomba nas costas, e realiza o trabalho com mais agilidade. Além disso, a própria rotação do pneu oferece a pressão para bombear o conteúdo do recipiente”, explicou o proprietário da empresa, Ronaldo Dias. O uso do equipamento é recomendado para a aplicação de fungicida, herbicida e adubação foliar.

A sustentabilidade é uma das qualidades agregadas às tecnologias voltadas à Agricultura Familiar. A empresa DHES Consultoria apresenta ao público a horta vertical, que pode ser feita com a reciclagem de pneus e garrafas pet, e pode ser mantida mesmo por quem vive no meio urbano e sem muito espaço em casa.

Segundo o técnico da empresa, Salomão Luthiano, dependendo do material utilizado, o custo de implantação da horta vertical deve ser entre 500 a 1 mil reais. “A principal vantagem é o aproveitamento de espaço, pois a horta pode ser implantada até em apartamentos. Entre outras vantagens, estão a eficiência da irrigação e a redução da incidência de pragas”. Na horta podem ser cultivadas plantas medicinais, condimentos e folhosas.

Para amenizar o uso de energia elétrica na irrigação, o pequeno produtor pode adquirir o conjunto de gotejamento gravitacional para Agricultura Familiar, apresentado pela empresa Ferpam. O vendedor Júnior Oliveira explicou as principais características do equipamento, recomendado para hortaliças e fruticultura. “É um equipamento de baixa manutenção, fácil de montar e com grande durabilidade”.

No quesito versatilidade, a empresa Bamagril Tocantins apresentou o microtrator Yanmar Agritech TC 12, equipamento desenvolvido para o agricultor familiar em atividades como hortaliças, fruticultura, lavouras de pequeno porte e jardinagem. Segundo o vendedor Lauro Oliveira, cerca de 100 unidades já haviam sido vendidas até o terceiro dia do evento. “É uma máquina multifuncional que suprime o trabalho de dez homens com enxada. Ela possui as funções de enxada rotativa, pulverizador, plantadeira, carreta agrícola, roçadeira e encanteiradeira. Além disso, apresenta um bom custo-benefício, pois realiza cinco horas de trabalho por litro de diesel”. Ainda de acordo com Oliveira, no trabalho da empresa com assentados na Região Norte do Tocantins, uma máquina consegue atender até quatro famílias.

O secretário executivo da Agricultura e Pecuária, Ruiter Padua, comemorou que as empresas tenham entendido a proposta da Agrotins 2014, em levar ainda mais conhecimento para a Agricultura Familiar de forma acessível. “Todos os estandes de máquinas e implementos presentes na Feira apresentam preços especiais, de feira, com valores abaixo da média. A forma de pagamento varia, mas em geral, aceitam parcelamento no cheque ou cartão”, disse Padua.

 

Contatos:

Agro Boiverde – 3214 4892

Bamagril – 9985 4825

DHES Consultoria – 9229 7862

Ferpam – 3215 3933

 

Comentários (0)