Ministra lança pedra fundamental de Complexo Agroindustrial de Ovinocultura

Para um público de cerca de 1.500 produtores, Kátia Abreu anuncia também perfuratrizes para poços artesianos no Sudeste, armazém da Conab em Gurupi e gestões para reabertura de frigorífico de peixes

Kátia Abreu em Aliança do Tocantins
Descrição: Kátia Abreu em Aliança do Tocantins Crédito: Ascom

”Tenho certeza de que até o final do ano o Brasil vai ser outro Brasil. Não é a primeira nem será a última vez que passamos por isso. A agricultura está fora da crise política”. A declaração foi feita pela ministra da Agricultura, senadora Kátia Abreu (PMDB/TO) no lançamento da pedra fundamental do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da cadeia produtiva de ovinocultura na cidade de Aliança, salientando que trabalha dia e noite para reverter para o Tocantins “esta posição onde vocês me colocaram, no Senado da República, na Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil e no cargo de ministra da Agricultura”.



O complexo de Aliança é viabilizado com verba da parlamentar e apoio da Prefeitura Municipal, Sebrae, Basa, Banco do Brasil, Basa e governo do Estado. Kátia Abreu também viabilizou emenda parlamentar para a construção de uma fábrica de rações no município. “Vamos montar uma cooperativa, vai ser um frigorífico com uma gestão privada”, falou a ministra.



Ainda pela manhã, a ministra Kátia Abreu e o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Henneman, assinaram convênio com vistas à implementação do Complexo Agroindustrial de Apoio ao Desenvolvimento Sustentável da cadeia de Ovinocultura. O ato se deu em Seminário realizado pelo Sebrae no Clube Social Feminino de Aliança com a presença de cerca de 1.500 produtores rurais.



Participaram do encontro a Ministra, senador Donizete Nogueira, deputados estaduais Vanderlei Barbosa, Zé Roberto, Rocha Miranda e Toinho Andrade e o presidente da Federação da Agricultura, Paulo Carneiro.  E ainda os prefeitos de Gurupi, Laurez Moreira, de Paraiso, Moisés Avelino, de Porto Nacional, Otoniel Andrade, de Taipas, Joaquim Carlos, de Aliança, José Rodriges, dentre outros. O secretário de Agricultura, Clemente Barros, representou o governador Marcelo Miranda. Ainda no evento, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Manoel Pires. Também participaram do encontro o superintendente da Conab no Tocantins, Jalbas Manduca e o delegado federal da Agricultura no Estado, ex-deputado José Geraldo, junto com superintendentes regionais do Banco da Amazônia, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.



A Ministra reafirmou a ação a decisão da presidente Dilma Roussef de dar total apoio à região do Matopiba. A implantação de um frigorífico de ovinocultura em Aliança se insere dentre as medidas do Ministério para incentivar os produtores do Estado. ”Este frigorífico é da região Sul do Estado, assim como iremos construir um armazém da Conab na plataforma da ferrovia Norte-Sul em Gurupi”, disse a Ministra, para a comercialização de grãos. “A ferrovia precisa ser ativada, não pode ser apenas um caminho de passagem”, discursou a ministra, salientando a necessidade de dar valor agregado à obra nas suas plataformas de Gurupi, Colinas e Porto Nacional.



Kátia também comprometeu-se a auxiliar na reativação de um frigorífico de peixe em Aliança, que está paralisado, com os produtores cobrando apoio dos órgãos públicos para o seu funcionamento. “Vamos trabalhar para reabrir este frigorífico que vai atender também toda a região Sul do Estado”, disse a Ministra, informando, ainda, o apoio do Ministério na formação de tanques escavados necessários à produção de peixe. “Vamos destinar retroescavadeiras para a formação de tanques escavados na região Sul”, informou a ministra.



Ela discorreu, ainda, sobre os projetos que podem ser viabilizados com o Matopiba. “Queremos que nossa região possa ter um tratamento especial de acordo com sua importância”, disse a Minsitra, salientando a implementação de projetos fundados na aplicação de ciência e tecnologia, mão de obra especializada e agricultura de precisão. “A inclusão dos pequenos produtores no processo produtivo”, defendeu Kátia Abreu.



A ministra também antecipou que até o mês de outubro o Ministério da Agricultura terá licitado perfuratrizes para a perfuração de poços artesianos. “Na região Sudeste do Tocantins nós vamos trabalhar dia e noite para fazer poços artesianos”, disse a ministra. “A agricultura está fora da crise política”.

 

Comentários (0)