Nos últimos anos, produção do leite no Estado cresceu 185,05%

De 1989 a 2010 a produção de leite no Estado cresceu 185,05%%. Segundo o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Sayão, o trabalho para aumentar a produção é continuo.

Crescimento foi de 185,05%
Descrição: Crescimento foi de 185,05% Crédito: web

Segundo informações da Pesquisa Pecuária Municipal do IBGE, nos anos de  1989 a 2010 houve um crescimento de 185,05% na produção de leite no Estado. Os dados apontam que o aumento aproximado para cada ano é de 15,6%.


Ao Portal T1 Notícias o coordenador de Desenvolvimento Animal da Seagro, Claudio Sayão Lobato, falou sobre quais ações tem sido realizadas este ano para aumentar a produção.
 

"Temos realizado ações de incentivo ao desenvolvimento da cadeia produtiva , como o melhoramento genético do rebanho usando biotecnologia de inseminação artificial. Até agora já atendemos 100 produtores de leite e realizamos 1.400 protocolos de matrizes leiteiras em diversas regiões do norte do Estado. Outro trabalho que temos realizado é quanto a melhoria na qualidade do leite, através da capacitação de produtores e técnicos", informou.


Sayão ainda  destacou o trabalho que tem sido feito para evitar a proliferação da chamada mosca de chifre. "Como está mosca  provoca prejuízos na produção de leite e no gado em geral, os produtores tem usado principalmente inseticidas para evitar esta  proliferação que se não for controlada  pode causar  diminuição de produção de carne e leite. Pesquisas mostram que infestação de500 moscas leva a uma perda anual de 40 quilos/animal e cerca de 150 litros de leite durante toda a lactação", informou.


Dados
Segundo informações do IBGE, das regiões que tem se destacado na produção de leite estão  Araguaína  e região do Bico do Papagaio. Estas duas regiões somam cerca de 49% do total de leite do Estado.

 

Outros municípios que tem produção são Bernardo Sayão, Colinas, Nova Olinda, Araguatins e Augustinópolis.

Comentários (0)