Pecuaristas que irão participar de eventos têm até fim do mês para vacinar

Segundo informações do diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo, para antecipar a vacinação, o pecuarista deve assinar um termo de compromisso.

Vacinação contra febre aftosa
Descrição: Vacinação contra febre aftosa Crédito: Web

Pecuaristas que irão participar de eventos agropecuários devem procurar o escritório da Adapec até o final deste mês para receberem a autorização de vacinar o rebanho contra febre aftosa. A decisão foi publicada semana passada.

 

“A antecipação desta vacina foi tomada em virtude dos eventos agropecuários, como leilões e vaquejadas que acontecem no começo do mês de novembro. Com a vacinação deste rebanho será possível assegurar a preservação do status sanitário do Estado”, explicou o diretor de Defesa, Inspeção e Sanidade Animal da Adapec, João Eduardo Pires, ao Portal T1 Notícias.

 

Segundo Pires, os animais vacinados devem cumprir um tempo de carência antes de serem transportados. “É preciso que o animal que recebeu a vacina pela primeira vez tenha um período de carência de 15 dias. Já para os que receberão a dose pela segunda vez, o período é de sete dias. Somente estão livres de carências os bovídeos com três vacinações comprovadas”, disse.

 

O diretor destacou também qual procedimento o pecuarista deve tomar para conseguir a autorização desta vacinação. “Para antecipar a vacinação, o pecuarista deve assinar um termo de compromisso e vacinar os bovídeos da propriedade, com idade até 24 meses declarados em maio, independente da quantidade de animais que vai transportar”, completou.

 

Eventos agropecuários

De acordo com informações da responsável técnica pelo Programa de Eventos Pecuários, Roberta Borges Arantes, todo o ano é realizada esta campanha de vacinação. “Ate o mês de setembro tivemos 392.994 bovinos cadastrados, 558 eventos ocorreram  no Estado. Todos estes eventos são cadastrados na Adapec e precisam de autorização. O agropecuarista que não for cadastrado não pode emitir guia de trânsito animal”, concluiu.

 

Campanha de vacinação

A Campanha de vacinação contra febre aftosa ocorre entre os dias 1º e 30 de novembro. Neste período, apenas os bovídeos com até 24 meses, declarados em maio, serão imunizados. A expectativa é imunizar 4,5 milhões de bovídeos. 

 

(Com informações da Adapec)

 

Comentários (0)