Plantio de soja está liberado e deve chegar a 400 mil hectares

O plantio da safra de soja 2012/2013 está liberado a partir desta segunda, 1. A previsão é que seja plantada uma área superior a 400 mil hectares.

A partir desta segunda-feira, 1, o plantio da safra de  soja 2012/2013 está liberado. A informação é do diretor de Defesa e Inspeção de Sanidade Vegetal da Adapec, Luiz Henrique Michelin, que explicou que neste período o produtor deve procurar um dos  escritórios da Adapec para cadastrar a área a ser plantada. 

 

Ao Portal T1 Notícias, Michelin explicou que ainda não se tem um levantamento do quanto será plantado nesta safra. "Estamos realizando um levantamento da intenção de plantio destes produtores, mas acreditamos que provavelmente haja um plantio de área superior a 400 mil hectares devido ao cenário econômico da cultura e do mercado. A colheita deve acontecer ano que vem entre os meses de abril e maio", informou.

 

O diretor informou também que para combater a ferrugem asiática, a Agência de Defesa tem realizado um trabalho diário com os produtores. "Temos realizado um trabalho dentro dos vazios sanitários com o levantamento destas áreas. Devido a característica desértica do Estado e do acompanhamento diário de mais de 100 propriedades rurais estamos com controle de 100% destas áreas nos principais municípios de produção: Lagoa da Confusão, Formoso, Duére e Pium", disse.

 

Doença

Michelin ressaltou ainda os prejuízos que a doença causada por fungo pode gerar na lavoura. "O prejuízo é imenso e dependendo do ataque do fungo pode alcançar 100% da produção. Os primeiros sintomas se manifestam nas folhas com o aparecimento de minúsculos pontos escuros. Posteriormente ao aparecimento das lesões ocorre a desfolha da planta que evita a formação dos grãos com redução da produtividade. O desenvolvimento da doença é extremamente rápido e ela se espalha com facilidade pelo vento, causando grandes prejuízos à produção", informou.

 

 

 

Comentários (0)