Ruraltins promove curso sobre boas práticas na fabricação de alimentos

O curso acontece até sexta-feira, 28, na sede do Senar Tocantins – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em Palmas

Com o objetivo de compartilhar informações para agentes multiplicadores e deixá-los aptos para difundir e implementar práticas junto aos atores das pequenas agroindústrias, o Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, em parceria com o MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e o Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas empresas, realizam, de 24 a 28 de setembro, na sede do Senar Tocantins – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, em Palmas, o curso sobre Boas Práticas de Fabricação de Alimentos.

 

Destinados aos técnicos envolvidos com a agroindústria familiar, o curso, que acontece das 8h às 18h, será apresentado na forma de aulas teóricas e práticas, visando embasar e capacitar os participantes nos diversos aspectos das Boas Práticas de Fabricação, higiene e sanificação para garantia da qualidade dos alimentos, e com isso, evitando os riscos de contaminação, perdas ou depreciação do produto, garantindo, dessa forma, produtos seguros para os consumidores.

 

De acordo com Vanusse Brasil, engenheira de alimentos do Ruraltins, a falta de informação é apontada como o principal fator de ocorrências nas rotinas da Vigilância Sanitária. “O fato muitas vezes resulta em problemas de contaminação de alimentos, colocando em risco a saúde do consumidor. A adoção de Boas Práticas de Fabricação garante a segurança no processamento dos alimentos e contribui para reduzir custos de produção”, afirma a engenheira.

 

O curso ainda tem como meta capacitar os participantes para que sejam capazes de compreender os fatores relacionados à deterioração de alimentos; conhecer as práticas que evitam a deterioração prematura de alimentos processados, assegurar a qualidade e o fornecimento ao longo de toda a cadeia produtiva; e ter condições plenas para a elaboração de Manuais de Boas Práticas de Fabricação.

Participam do curso, técnicos do Ruraltins, instrutores do Senar, representantes da Seagro, Adapec, Sebrae e Vigilâcia Sanitária, que receberão os certificados de conclusão do curso, emitido pelo MDA, de acordo com a frequência e a realização das práticas.

 

(Da assessoria)

Comentários (0)