Ruraltins realiza colheita de banana irrigada no Centro Agrotecnológico

Nesta terça-feira,18, o Ruraltins realiza a primeira colheita da produção de banana irrigada, cultivada no Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins , um espaço permanente de difusão de conhecimento e tecnologias.

Colheita acontece nesta terça
Descrição: Colheita acontece nesta terça Crédito: Divulgação

O Governo do Estado, por meio do Ruraltins - Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, mantém no Centro Agrotecnológico de Palmas – Agrotins , um espaço permanente de difusão de conhecimento e tecnologias.

Nesta terça-feira, 18, às 8h, o órgão realiza a primeira colheita da produção de banana irrigada, cultivada no local, que fica na TO-050, sentido Porto Nacional.

A colheita acontece após um ano da implantação da Unidade Demonstrativa, que conta com o plantio de nove espécies da fruta e 187 mudas. Ao todo serão colhidos 11 cachos de banana prata.

De acordo com o coordenador de meio ambiente do Ruraltins, Aníbal Roque, essas amostras servirão para avaliar os resultados obtidos com a produção, a exemplo do tamanho, sabor, peso entre outros. “A banana irrigada tem a vantagem de colher o fruto num período de nove meses, com melhoria na produtividade e qualidade em relação ao sistema tradicional”, explicou Roque.

Na Unidade Demonstrativa, da Agrotins, estão sendo cultivadas também outras culturas como a mandioca consorciada com açaí, 60 pés de maracujás, 160 mudas de pimenta de espécies variadas, além de milho e melancia, adotando o sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento, que pode ser implantado em pequenas áreas dentro das propriedades rurais, permitindo o plantio o ano inteiro.(Da assessoria).

 

Comentários (0)