Seagro mobiliza técnicos para curso de manejo de produtividades na apicultura

O Curso de Manejo para Altas Produtividades na Apicultura será realizado em Palmas de 7 a 9 de agosto, no Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Palmas. A iniciativa é da Seagro em parceria com Fundação Banco do Brasil,

O Governo do Estado, por meio da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário em parceria com o FBB - Fundação Banco do Brasil, Fetoapi – Federação Tocantinense dos Apicultores e Sebrae Tocantins, está mobilizando os técnicos do Ruraltins – Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins, da Adapec – Agência de Defesa Agropecuária e das universidades e faculdades que executam o planejamento, a implantação, a manutenção e a gestão de apiários do Estado para participar do Curso de Manejo para Altas Produtividades na Apicultura. O curso será realizado de 7 a 9 de agosto, no Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, em Palmas.

Segundo a médica veterinária da coordenadoria de Desenvolvimento Animal da Seagro, Erika Jardim, o curso é destinado aos técnicos para que os mesmos possam aprimorar a apicultura tocantinense com objetivo de aumentar a eficiência e produtividade dos apiários.

“As descobertas científicas, e principalmente, as de técnicas de manejo de campo estão em evolução constante, nos obrigando a trocar informações e estar sempre atualizados, participando de encontros, cursos, seminários e congressos”, enfatiza a importância do curso.

De acordo com Erika, o curso será ministrado por Robson Raad, apicultor há mais de 20 anos e cooperativista, ex-presidente da Cooperativa Agrícola do Vale do Carangola (Coapivac, em Minas Gerais). Raad tornou-se consultor em apicultura por ter adquirido grande experiência no trato com abelhas e desenvolvimento de tecnologia de manejo com diferentes espécies.

Os técnicos interessados em participar, podem obter mais informações com Erika ou Michele na Diretoria de Desenvolvimento Animal da Seagro ou pelo telefone: 3218-2121.

Dados

O Tocantins em 2011 produziu 250 toneladas de mel, mas a meta da Seagro é que este número chegue a mil toneladas até 2014 e está estimulando os produtores. Também estão sendo construídos com recursos da Fundação Banco do Brasil quatro entrepostos; em Figueirópolis, Palmas, Colinas e Axixá. A cidade de Palmas tem 72 cooperados e a Federação Tocantinense tem cerca de 1.300 associados. O maior município produtor de mel é Nova Olinda, região Norte do Estado (Da assessoria).

 

Comentários (0)