Seagro visita associações beneficiadas com recursos do Crédito Fundiário

A Seagro, por meio da Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar, inicia nesta segunda-feira, 8, uma série de visitas às associações, em diversas regiões do Estado, para avaliar e acompanhar a execução desses projetos.

Os investimentos do PNCF – Programa Nacional de Crédito Fundiário no Tocantins proporcionam a melhoria da qualidade de vida dos agricultores familiares do Estado. O PNCF destinou somente em 2012, R$ 19 milhões para atender 28 projetos de associações de produtores do Estado, beneficiando, mais de quatro mil agricultores familiares. A Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, por meio da Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar, inicia nesta segunda-feira, 8, uma série de visitas às associações, em diversas regiões do Estado, para avaliar e acompanhar a execução desses projetos.

 

As visitas começarão por duas associações no município de Pau D’Arco. Posteriormente, as equipes irão para Couto Magalhães e Goianorte. A intenção é concluir as vistorias até o final do ano.

 

Os projetos já foram aprovados pelo Cedrus – Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e UTE – Unidade Técnica Estadual. Segundo o coordenador de Crédito Fundiário, José das Crianças Lopes da Costa, os recursos serão aplicados até em 2013, quando finaliza o prazo de execução para implantação dos projetos agrícolas.

 

A Superintendência de Assentamentos e Agricultura Familiar da Seagro ressalta que estas atividades promoverão melhores condições dos agricultores em serviços de infraestrutura, estradas e moradias rurais. “Estamos iniciando essa atividade, visitando as associações beneficiadas pelo crédito. A nossa intenção é esclarecer os produtores sobre os procedimentos adequados para aplicação dos recursos”, informou o coordenador, José das Crianças da Costa.

 

Programa

O PNCF é um conjunto de ações que visa por intermédio de crédito fundiário a promoção do acesso à terra e investimentos básicos e produtivos, que permite estruturar os imóveis adquiridos com recursos do Fundo da Terra e da Reforma Agrária. O programa iniciou no Tocantins em 2002.

 

 

(Da assessoria Seagro- Elmiro de Deus)

Comentários (0)