Sebrae e parceiros assinam termo de cooperação com colônia de pescadores

Com o acordo, os pescadores terão garantia de venda de seus peixes, que serão transformados em Carne Mecanicamente Separada e distribuídos para comunidades carentes pelo programa Mesa Brasil

Termo foi assinado na Agrotins
Descrição: Termo foi assinado na Agrotins Crédito: Ascom

Além das capacitações oferecidas durante a Agrotins 2015, o Sebrae Tocantins participou nesse segundo dia de evento da assinatura do termo de cooperação técnica do Projeto de apoio à comercialização do pescado da agricultura familiar no Tocantins. O projeto tem por objetivo promover a inserção do pescado no mercado consumidor. Amanhã, dia 7, o destaque será a abertura oficial da feira. Para os produtores, haverá palestra sobre produção de sementes e mudas de seringueira.

 

A tarefa de execução do projeto é uma soma de esforços de instituições como a Embrapa, Sebrae, Conab, ministérios da Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Agrário e Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Mesa Brasil/Sesc, Ruraltins, Secretaria da Educação e de Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária.

 

“A forma como o projeto vem acontecendo pode ser um exemplo para outras culturas, como a fruticultura. Estamos firmes nesse projeto porque acreditamos que ele é um dos frutos do lema do Sebrae de  todos juntos transformar o Tocantins”, afirmou o assessor da superintendência, Roberto Morais, que na ocasião representou o superintendente do Sebrae, Omar Antonio Hennemann.

 

O projeto piloto começou com a Colônia de Pescadores de Brejinho de Nazaré, que através do Sebrae, recebeu orientações sobre associativismo e documentações necessárias para formalização no segmento. “O Sebrae nos deu suporte de conhecimento que proporcionou um grande avanço para a colônia”, disse o presidente da colônia, Vonaldo Bispo do Santos. O próximo passo será a oferta de consultorias, capacitações, orientações e oficinas sobre gestão de negócios.

 

Palestras

Durante todo o dia, o Sebrae oportunizou, junto com os parceiros, palestras e oficinas. Uma delas, Produção alternativa de frango caipira, realizada no Espaço Transformação, proporcionou mais conhecimento para pequenos produtores. “Todas essas informações possibilitarão o desenvolvimento e crescimento do negócio deles. E eles disseram que queriam participar”, afirmou a agente de desenvolvimento Marcia Helena Barbosa.

 

No Espaço Leite, o destaque foi a palestra de Utilização de cana na suplementação de vacas leiteiras. “A gente apanha no manejo e na distribuição da alimentação para as vacas. Tive aqui oportunidade de tirar minhas dúvidas e isso vai me ajudar muito”, contou o criador e vendedor de gado Iltamar Francisco Bastos.

 

 

Comentários (0)