Semana Nacional do Peixe começa com incentivo ao aumento no consumo de pescado

Hoje o Tocantins é referência na produção de peixes, o Estado tem 37 colônias, que reúnem cerca de sete mil pescadores, e ainda, possui quatro frigoríficos para abate exclusivo de peixe.

Aumenta todos os anos consumo de pescado no País
Descrição: Aumenta todos os anos consumo de pescado no País Crédito: Ascom MPA

Em todo país, entre os dias 28 de setembro e 16 de outubro são realizadas as comemorações da Semana Nacional do Peixe, com programações voltadas ao incentivo do consumo de pescado. Hoje o Tocantins é referência na produção de peixes, somente neste ano de 2015, a estimativa da superintendência Federal de Pesca e Agricultura no Estado avalia que serão produzidas cerca de 25 mil toneladas, superando anos anteriores.

 

O Tocantins tem registradas atualmente 37 colônias, que reúnem cerca de sete mil pescadores. O Estado também possui quatro frigoríficos para abate exclusivo de peixe, todos com autorização do Serviço de Inspeção Federal, que permite comercializar a produção.

 

Nos últimos anos o consumo de pescado vem crescendo de forma considerável no País. Atualmente o brasileiro consome em média 10 quilos ao ano. Porém, o consumo recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 12 kg por pessoa ao ano.

 

Programação no Tocantins

A abertura oficial da XII Semana Nacional do Peixe no Tocantins acontece na próxima quinta-feira, dia 1º de outubro, às 9 horas, no auditório do Palácio Araguaia, e vai contar com a presença de lideranças do Estado, pescadores, aquicultores e parceiros. Durante o evento será entregue uma área aquícola para a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e ainda, haverá uma palestra com a doutora em qualidade de alimentos, Erika Maciel, que vai explicar sobre o “consumo de pescado e seus benefícios”.

 

Na programação da Semana do Peixe também estão previstas oficinas para capacitação de pescadores e aquicultores, oficinas de manipulação, concurso de redação e ainda, o Festival Gastronômico, que contará com a participação de vários restaurantes, que terão que elaborar pratos preparados com peixes nativos do Estado. As receitas serão oferecidas de 14 a 17 de outubro nos restaurantes, com preços promocionais para incentivar o consumo do pescado.

Comentários (0)