Seminários regionais da Hidrovia Tocantins reúnem mais de 2 mil produtores

Senadora Kátia Abreu reúne mais de dois mil produtores rurais de Pedro Afonso, Tocantinópolis e Praia Norte durante seminários regionais da Hidrovia Tocantins neste fim de semana

Senadora Kátia Abreu
Descrição: Senadora Kátia Abreu Crédito: T1 Notícias

Com o tema Hidrovia Tocantins: Um rio de oportunidades, a senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), da Federação da Agricultura e Pecuária do Tocantins (FAET) e do Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), reuniu mais de dois mil produtores rurais dos municípios de Pedro Afonso, Tocantinópolis, Praia Norte e cidades vizinhas durante a rodada de seminários regionais da Hidrovia Tocantins, quando teve a oportunidade de destacar a importância desta obra para a consolidação das plataformas modais que irão transformar a realidade da logística de transporte no Tocantins e em todo o país. Os seminários aconteceram em Pedro Afonso, no dia 30, na Cooperativa Agroindustrial do Tocantins (Coapa); em Tocantinópolis, no auditório da UFT, e em Praia Norte, na Câmara de Vereadores, ambos no dia 31 deste mês. Os eventos também contaram com a presença de diversas lideranças comunitárias, políticas, entidades classistas e representantes de associações agropecuárias de todo o Tocantins. 

Kátia Abreu, ao relembrar a sua persistência por mais de sete anos para tornar realidade a Hidrovia Tocantins, apresentou as suas reais vantagens, dentre elas, o menor impacto ambiental, já que o transporte hidroviário consome menos combustível por tonelada. Outra vantagem ressaltada pela senadora é o prolongamento da vida útil e descongestionamento das rodovias brasileiras e a descentralização dos portos, possibilitando que estes modais localizados na região Norte do país sejam melhor aproveitados. Com o acesso aos portos de Belém e Itaqui através da Hidrovia Tocantins, diminuiremos o tempo de transporte da produção tocantinense para a Europa em quatro dias e para a China em cinco dias, com relação aos portos do Sul", declarou a senadora.


Kátia Abreu ainda defendeu que o Governo deve estimular a transformação das plataformas da Ferrovia Norte-Sul e terminais da Hidrovia Tocantins em condomínios de agroindustriais, utilizando os modais logísticos para levar desenvolvimento econômico ao Tocantins. “O que o empresário precisa são de melhores condições para produzir com menor custo. O Tocantins é privilegiado com três grandes modais, e cabe aos nossos governantes atrair investidores que aproveitem nossa logística”, argumentou a senadora. Ainda sobre atração de investimentos, a senadora anunciou que está trabalhando, junto ao Governo Federal, para agilizar o licenciamento do Ecoporto Praia Norte, com possibilidades para que se torne uma ZPE – Zona de Processamento de Exportação, atraindo ainda mais investimentos e aumentando a competitividade do Tocantins.


Pedral do Lourenço

No dia 24 de abril deste ano, durante o Seminário Nacional da Hidrovia Tocantins, realizado em Palmas, a senadora Kátia Abreu recebeu das mãos do ministro dos Transportes, César Borges, uma cópia do edital do derrocamento do Pedral do Lourenço, lançado no dia 20 de março e com abertura prevista para o dia oito de maio. Este edital celebra mais um passo importante para a viabilização da hidrovia, que é objeto de luta da senadora Kátia Abreu há sete anos. Durante o evento, César Borges anunciou que a obra está prevista para ter início ainda este ano e conclusão em 2016. O ministro também fez questão de lembrar da dedicação da parlamentar junto à presidente Dilma Roussef, para que esta obra fosse incluída novamente no PAC. "Kátia Abreu conhece a fundo este projeto e tem sido uma lutadora incansável e destemida pela Hidrovia Tocantins", destacou.


Palestras

As edições dos seminários regionais da Hidrovia Tocantins contaram também com as palestras do consultor de Logística da CNA, Luiz Fayed; do presidente da Associação dos Produtores de Soja do Tocantins (Aprosoja), Rubens Ritter, que discorreu sobre a importância deste modal para o escoamento da produção agrícola no Tocantins e do consultor Técnico da CNA, Omar Hennemann.

 

Comentários (0)