SENAR beneficia mais de 50 produtores rurais de Ananás com cursos do Pronatec

A maioria dos participantes mora em assentamento e já trabalha nestas áreas...

Senar oferece cursos do Pronatec
Descrição: Senar oferece cursos do Pronatec Crédito: Ascom

Ao todo estão sendo realizados cinco cursos nas áreas de Bovinocultura de Corte e de Leite, Piscicultura e Avicultura. A realização das capacitações é iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), entidade coordenada pela presidente do Sistema CNA/FAET/SENAR, senadora Kátia Abreu, através do Pronatec Rural, e está acontecendo no município de Ananás, a 110 km de Araguaína.

Cada turma possui 15 alunos e foi mobilizada pelo Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) da cidade. A maioria dos participantes mora em assentamento e já trabalham nestas áreas. Segundo o instrutor do Curso de Avicultura, que acontece no Assentamento Antônio Alves Moreira, Francisco de França, a atividade apresentada é a mais indicada para pequenos e médios produtores. “Alguns aqui já criam a galinha caipira, mas eles estão abrindo os horizontes para a forma de manejo, qualidade e outros produtos como o frango melhorado. Isso é importante porque aumenta a competitividade deles como fornecedores, e agrega no valor de venda do produto.”

O Curso de Piscicultura tem 30 alunos. No período da tarde o instrutor ministra as aulas para a turma do povoado São João, cerca de 30 km de Ananás. Já a noite, a outra turma recebe os conhecimentos na Escola Municipal Getúlio Vargas. Uma das aulas mais dinâmicas é a de Empreendedorismo, que proporciona conhecimento acerca da forma de comercialização e busca por clientela. Dona Domingas Pereira, 41 anos, começou a criar peixe há pouco tempo, mas ainda não colheu os frutos da produção. “Esse é o meu primeiro tanque e os peixes ainda estão pequenos. Ano que vem vou construir outro tanque, só que agora vou aplicar todo conhecimento que estou adquirindo, até o momento da venda”.

Os participantes das aulas de Bovinocultura de Leite moram no povoado São Raimundo e Assentamento Terra Nosso Sonho. Eles vêm todos os dias para assistirem as aulas na escola municipal, e dizem estar tirando muito proveito do aprendizado. Segundo a instrutora Beatriz de Freitas, a faixa etária é bem variada: “Temos alunos de 16 à 38 anos”. Gelma dos Santos, 27 anos, é dona de casa e está participando. Ela se entusiasma ao contar do planejamento de uma fábrica de brigadeiro que fizeram durante as aulas. “Quero colocar em prática e abrir meu próprio negócio. Já tenho até a sócia!”, se diverte a futura empreendedora.

A capacitação em Bovinocultura de Corte é muito abrangente e trabalha o manejo com o animal, aspecto sanitário, alimentação, saúde, entre outros cuidados. A turma é de iniciantes no ramo e também de pequenos produtores. A turma de Avicultura começou em março e já está em processo de finalização de conteúdo, com as 200 horas/aula quase conclusas. As demais turmas iniciaram em abril e ainda precisam executar pouco mais da metade da carga horária exigida, sendo 200h para bovinocultor de corte e de leite, e 160h para piscicultor.

 

Comentários (0)