Senar promove curso de casqueamento em equídeos no município de Piraquê

A carga horária da capacitação é de 24 horas. O curso teve início na quarta-feira, 21, e será finalizado na próxima sexta-feira, 23...

Curso de casqueamento acaba nesta 6ª
Descrição: Curso de casqueamento acaba nesta 6ª Crédito: Ascom

O curso está acontecendo na Fazenda São Bernardo, a 6 km do município de Piraquê, região norte do Estado, e ensina as técnicas de casqueamento, aprumo e alinhamento em cavalos, mulas e burros. Ao todo, 12 alunos participam do curso rápido do programa de Formação Profissional Rural (FPR), realizado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural do Tocantins (SENAR), instituição coordenada pela presidente do Sistema CNA/FAET, Senadora Kátia Abreu. A carga horária da capacitação é de 24 horas. O curso teve início na quarta-feira, 21, e será finalizado na próxima sexta-feira, 23.

Todos os participantes trabalham na zona rural e já faziam o serviço de casqueamento nos animais, mas sem o conhecimento técnico. Segundo Osmar Araújo, vaqueiro da fazenda onde o curso está sendo realizado, o esforço dos trabalhadores se concentrava em tirar as irregularidades da pata, sem se ater ao formato da parte interna. “Nós deixávamos o mais importante de lado, já que a parte de dentro do casco precisa ser alinhada corretamente para que não haja acúmulo de sujeira e posterior incômodo no animal”, argumenta.

As mulas foram cedidas pela fazenda para a realização das aulas, e estão tendo tratamento especial pelos alunos, com o acompanhamento e direcionamento do instrutor do SENAR, Marlon de Freitas. Segundo ele, a falta desses cuidados pode comprometer a saúde do animal, provocando dores e desconfortos. “É um trabalho demorado e precisa ter o mesmo alinhamento nas quatro patas, além do acabamento final que necessita ser feito com zelo”, destaca o instrutor.

 

Comentários (0)