Tocantins deve produzir 100 mil toneladas de abacaxi ano que vem

A colheita da fruta emprega 6.900 pessoas. Os municípios de Aparecida do Rio Negro, Porto Nacional, Miracema, Barrolândia, Miranorte e Rio dos Bois são responsáveis pela produção no Estado.

No próximo ano o Estado deve produzir 100 mil toneladas de abacaxi. A informação é do coordenador de Desenvolvimento Vegetal da Secretaria da Agência de Defesa Agropecuária-Adapec, José Américo Vasconcelos.  Os municípios de Aparecida do Rio Negro, Porto Nacional, Miracema, Barrolândia, Miranorte e Rio dos Bois são responsáveis por esta produção no Estado.

 

Ao Portal T1 Notícias Vasconcelos informou que aproximadamente 300 produtores trabalham no cultivo da fruta. “Cerca de 300 produtores trabalham no cultivo da fruta que deve ser plantada nos meses de setembro a novembro e a colheita deve ser feita 18 meses após o plantio desta safra”, informou.

 

O coordenador contou também que durante a colheita a fruta emprega 6.900 pessoas. “São 2.300 hectares de abacaxi que empregam em média, durante o período da colheita, três pessoas por hectare, totalizando assim 6.900 pessoas”, explicou.

 

Combate a praga

Vasconcelos destacou também que um dos trabalhos realizados para combater a fusariose, principal doença do abacaxizeiro, tem sido a realização do programa de produção integrada de abacaxi.

 

“Através deste programa um técnico da Secretaria da Agricultura percorre as propriedades dos produtores cadastrados e realiza um monitoramento mensal destas pragas e doenças. Com este trabalho é possível verificar o momento correto de fazer a aplicação dos defensivos para controle desta praga, trabalhamos assim de forma preventiva”, destacou.

 

O coordenador disse ainda que há no Estado 90 produtores cadastrados no programa.  “Temos hoje 90 produtores cadastrados. Para participar eles devem procurar a Secretaria da Agricultura e fazer a adesão voluntária que não oferece custo ao produtor. A única exigência do programa é que o mesmo siga toda a tecnologia adotada”, explicou.

 

Vasconcelos finalizou afirmando que o Tocantins é modelo na utilização deste sistema. “O Tocantins tem recebido visitas de produtores de outras regiões do Brasil. Uma prova é que no próximo dia 13 produtores do Pará virão o Tocantins”, finalizou.

 

Comentários (0)