Unidade Demonstrativa de banana irrigada apresenta bons resultados

A colheita da primeira produção de bananas cultivadas em sistema de irrigação foi realizada nesta terça,19. A colheita do fruto da espécie prata acontece após nove meses do plantio, e agora servirá para uma avaliação da produção.

Os técnicos do Ruraltins- Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins realizaram na manhã desta terça-feira, 19, no Centro Agrotecnológico de Palmas/Agrotins a colheita da primeira produção de bananas cultivadas em sistema de irrigação. A colheita do fruto da espécie prata acontece após nove meses, do plantio, e agora servirá para uma avaliação da produção.

 

“Os resultados já são visíveis pelo  tamanho dos cachos e do próprio fruto, a utilização da irrigação na cultura da banana, associada às técnicas de manejo, garante um aumento significativo da produção e também qualidade desses frutos”, explicou a engenheira agrônoma do Ruraltins Milene Magalhães.

 

Ainda de acordo com a engenheira, o Estado vem realizando uma metodologia de produção integrada, com a utilização de boas práticas de cultivo para a redução de custos e evitar a incidência de pragas e doenças, como forma de alcançar resultados positivos na produção. A produção integrada almeja os princípios da produção socialmente justa, ambientalmente correta e economicamente viável.

 

A Unidade Demonstrativa, implantada no Centro Agrotecnológico pelo Ruraltins, possui um plantio de nove espécies da fruta e 187 pés. Após a colheita das bananas os técnicos realizaram a pesagem do fruto por amostra, resultando em 35 ton/ha, o que segundo o coordenador de meio ambiente do Ruraltins, Aníbal Roque, esses resultados já eram esperados. “A ideia dessa Unidade demonstrativa é divulgar tecnologias para capacitação de técnicos e de agricultores familiares”, pontuou Roque.

 

Na Unidade Demonstrativa, da Agrotins, estão sendo cultivadas também outras culturas como a mandioca consorciada com açaí, 60 pés de maracujás, 160 mudas de pimenta de espécies variadas, além de milho e melancia, adotando o sistema de irrigação por microaspersão e gotejamento, que pode ser implantado em pequenas áreas dentro das propriedades rurais, permitindo o plantio o ano inteiro.

 

(Da assessoria)

 

Comentários (0)