Várzeas Tropicais vão receber investimentos

O governador Siqueira Campos vai assinar, no dia 30 de setembro, o contrato de empréstimo, no valor de U$$ 99 milhões, junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para iniciar a primeira etapa do Prodoeste.

Investimentos do governo Estadual fomentará a produção de grãos e frutas nas Várzeas Tropicais, uma área contínua de potencial produtivo de mais de 1 milhão de hectares, que abrange os municípios de Lagoa da Confusão, Cristalândia, Dueré, Pium e Formoso do Araguaia. De acordo com a Seagro - Secretaria da Agricultura, da Pecuária e Desenvolvimento Agrário, o governador Siqueira Campos vai assinar, no dia 30 de setembro, o contrato de empréstimo, no valor de U$$ 99 milhões, junto ao BID – Banco Interamericano de Desenvolvimento, para iniciar a primeira etapa do Prodoeste – Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste do Tocantins.

 

De olho neste crescimento, de forma qualitativa e sustentável, a Adapec – Agência de Defesa Agropecuária – continuamente tem monitorado as lavouras, para assegurar a sanidade das culturas e o controle do uso correto e seguro de agrotóxicos. “Em 2011 percorremos mais 80 propriedades rurais para prestar orientações e inspecionar a produção. Com isso, temos o controle total da área, assegurando a prevenção, combate e controle das pragas”, disse o coordenador de Defesa Vegetal da Adapec, Geroilton Ribeiro.

 

Durante o ano inteiro, a exploração da área é bem aproveitada para diversas culturas, pois o período seco é bem definido, permitindo vários cultivos anuais. A produção das culturas que mais se destacam está no arroz, soja, feijão, melancia e melão. Em 2011 foram plantados 105.858,66 hectares destas culturas, num total de 524.764,98 toneladas de produtos. Em 2012 a área plantada foi de 90.750,83 hectares, resultando 492.568,09 toneladas de grãos, sementes e frutas.  

 

De acordo com o analista do Núcleo de Transferência de Tecnologia - Embrapa Arroz e Feijão, Carlos Matins Santiago, várias culturas já passaram por pesquisas e ajustes fitotécnicos de adaptação às Várzeas Tropicais do Tocantins e apresentaram comportamento agronômico compatível com o observado em outras regiões brasileiras. “Diversificar culturas significa reduzir riscos e na maioria das vezes, elevar a rentabilidade do agricultor. Nas Várzeas existe a busca por um equilibrio maior no uso da terra e dos recursos naturais necessários para o funcionamento da agricultura”, disse.

Carlos Santiago afirma que o grande destaque das Várzeas Tropicais Tocantinenses chegará, em nível nacional, quando a sua verdadeira vocação for mais explorada. “É preciso que os produtores locais se organizem ainda mais para produção, beneficiamento e comercialização de sementes leguminosas, para assim, abastecerem o Brasil de sementes de qualidade, produzidas nas Várzeas Tropicais do Tocantins, se beneficiando da riqueza que é produzida na região”, destaca. 

 

O presidente da Adapec, Marcelo Aguiar Inocente, afirma que o produtores rurais das Várzeas Tropicais estão preparados para o crescimento da produtividade, já que são considerados profissionais no cultivo das culturas. “Já produzimos sementes, frutas e legumes, com custos baixos e excelente qualidade. Com os novos investimentos do governo Estadual, a expectativa é aumentar nossa riqueza que puja no centro do Brasil”, enfatiza.

Comentários (0)