Blog da Tum

Amastha consegue manter PSB nos trilhos da inovação e se reelege presidente

O PSB, que realizou seu Congresso neste final de semana no Tocantins, sem grandes estrelas da política tradicional, saiu gigante do processo

Crédito: Divulgação/Ascom PSB

Os últimos dias, semanas e por que não dizer meses, foram de intensas articulações políticas nos bastidores das movimentações dos presidentes de partidos.

 

O PSB, que realizou seu Congresso neste final de semana no Tocantins, sem grandes estrelas da política tradicional, saiu gigante do processo.

 

Primeiro, porque conseguiu se diferenciar, evitando a federação com o PT e PV que estava praticamente referendada. Nesta “LUTA”, em letras garrafais, o presidente da legenda no Tocantins foi peça importante. Contrário desde o começo a seguir atrelado ao Partido dos Trabalhadores, que tem o ex-presidente Lula como a estrela maior, líder das pesquisas de intenção de votos até aqui, Amastha conseguiu ver vitoriosa a tese de que o PSB precisava se posicionar como opção.

 

Fora da dualidade da disputa entre Lula e Bolsonaro, que já divide o eleitorado do País inteiro, sem muito fôlego para terceira via.

 

Depois, porque um dos diferenciais do PSB no Tocantins tinha sido desde as eleições passadas, formar nominatas de candidatos proporcionais sem grandes nomes de mandato, ou seja: sem usar os que não têm muito financiamento e estruturas de pessoal, como escada para os demais.

 

Mesmo havendo diferenças substanciais entre os nomes de empresários ( Lacerda, Epitácio Filho no caso de Palmas) e nomes comuns de representatividade de minorias, o fato de não haver abismos entre estes nomes, ajudou por exemplo, o Somos a ficar na suplência na Câmara de Palmas, por exemplo.

 

Parênteses...

 

O burburinho, até a última hora, de que poderiam haver deputados chegando ao PSB provocou uma reunião entre os representantes do Somos e o presidente Amastha, na sexta-feira.

 

Na conversa, Alexandre Peara, Thamires e Augusto queriam a garantia de que não serviriam de “escadinha” para que outros fizessem legenda.

 

No mesmo dia, Carlos Amastha gravou um vídeo, reafirmando o compromisso de manter as chapas equilibradas.

 

A garantia acalmou as bases pessebistas.

 

No caso do Somos, sairão Alexandre Peara a deputado estadual e Thamires Lima a federal, numa proposta ampla de representatividade de mulheres, eleitorado LGBTQIA+ e com a bandeira de diversidade em suas mais variadas frentes.

 

Fecha parênteses.

 

O maior objetivo do partido é fazer uma cadeira de federal. O PSB nacional precisa disso. Pré-candidato, Carlos Amastha compôs uma nominata com candidatos de força regional, e com potencial de vencer as eleições assim como ele próprio. Além dos postulantes que buscam fortalecimento regional para candidaturas futuras a prefeito, por exemplo.

 

Com duas datas no calendário, importantes nos próximos dias para todos os partidos: 2 de abril para filiações, 31 de maio para formação das federações, o PSB se antecipou, e agora buscará mais tranquilo o fortalecimento dos seus nomes.

 

Comentários (0)