Blog da Tum

Antes da JK, gestão precisa resgatar a Avenida Tocantins: um problema a céu aberto

A principal avenida de Taquaralto, que tem sido alvo de intensas reclamações de pedestres e motoristas, necessita urgentemente de revitalização e organização...

Avenida Tocantins, em Taquaralto.
Descrição: Avenida Tocantins, em Taquaralto. Crédito: Reprodução

Li com gosto a sugestão do colega Cleber Toledo de que a gestão da cidade de Palmas faça uma intervenção urbana na Avenida Juscelino Kubitscheck, tornando-a mais propícia ao convívio de pedestres, com a utilização de calçadões, como pretende a gestão de Araguaína fazer com a Cônego João Lima. Tornar uma cidade agradável compreende políticas públicas de inclusão, que vão desde a harmonização dos espaços à arborização que proporcione sombra e amenize o clima tórrido e seco que vivemos aqui, passando pelo humanizado e eficiente a moradores de rua. Realidade que já vivemos em Palmas há anos.

 

Minha atenção, no entanto, se volta para uma avenida que é hoje a que detém maior fluxo de pedestres de Palmas: sem dúvida, a avenida Tocantins, em Taquaralto. Passo por ela no mínimo duas vezes no dia, quando em trânsito para o Plano Diretor, a trabalho. Fora as compras que faço preferencialmente lá, seja pelo atendimento ou pelo preço, em farmácia, feirinha na Praça da Igreja Matriz, ou no tradicional espeto do Carlin durante a semana e do Gaúcho aos domingos.

 

Taquaralto cresceu e, pela própria lógica que determinou a ocupação dos espaços comerciais na avenida, se tornou uma das melhores opções para fazer compras a preços populares.

 

Ocorre que a Avenida Tocantins sofreu uma intervenção, que embora – acredito – tenha sido bem intencionada, não obteve os melhore resultados. Temos hoje uma avenida esgarçada. Ou no português mais simples: tão apertada e mal dividida que se tornou um desafio para motoristas no horário de maior fluxo, cheia de retornos sem sinalização. Sem a presença que deveria ser mais constante da Agência de Trânsito, Transporte e Mobilidade (ATTM). Enfim, uma guerra do salve-se quem puder.

 

As vias estreitas provocam engarrafamento em vários momentos do dia. No período chuvoso então, que está para começar, o caos é maior. Porque a água não flui com a rapidez necessária, levando problema para os lojistas.

 

É pauta prioritária para a comunidade de Taquaralto e região que a prefeitura de Palmas reveja aquele projeto. Do jeito que está, não dá para ficar.

 

A Associação Comerciale Empresarial de Palmas (Acipa) ciente disto, iniciou um movimento envolvendo o Ministério Público e a gestão da cidade, para rever o projeto. Não sei é o caso de voltar ao que era antes, mas penso que é necessário buscar soluções que alterem o tráfego de veículos leves na avenida e finalmente defina os espaços que serão exclusivos de pedestres.

 

A avenida JK – uma paixão do palmense – foi eleita, há muitos anos, pelo então prefeito Odir Rocha como prioritária para receber investimentos que a fizeram a menina dos olhos da cidade que crescia e ser organizava. Assim como a avenida Teotônio Segurado foi a prioridade da gestão Eduardo Siqueira Campos, primeiro prefeito eleito.

 

Amo todas elas, mas junto minha voz ao clamor da região Sul. É preciso cuidar urgente da organização da Avenida Tocantins.

Comentários (0)