Blog da Tum

Cinthia reage à demanda e determina novas medidas: leitos de UTI serão contratados

Esgotamento da oferta de leitos de UTI na rede privada e o crescimento de casos de Covid-19 nos últimos dias resultaram em novas medidas na capital

Crédito: Divulgação/Prefeitura de Palmas

A prefeita Cinthia Ribeiro (PSDB) reagiu nesta segunda-feira, 1 º de março, a nova demanda identificada em Palmas, com o esgotamento da oferta de leitos de UTI na rede privada e o crescimento de casos de Covid-19 nos últimos dias.

 

Após participar da primeira reunião do Consórcio Público, encabeçado pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), a gestora sinalizou que a cidade fará compra de vacinas para garantir a mais ampla imunização possível da população da capital.

 

De concreto, uma reunião virtual entre a prefeitura e o Ministério Público do Tocantins (MPTO) definiu a ampliação de 10 para 20 leitos de atendimento aos pacientes de UTI. Esses novos leitos devem ser contratados na rede privada nos próximos dias.

 

O IOP garantiu através do seu diretor, Bruno Aquino, ao T1 Notícias, que tem capacidade para criar mais 20 leitos dentro de 15 dias em Palmas.

 

UPA terá 40 leitos de estabilização

 

Também ficou determinada a ampliação imediata de mais cinco leitos de estabilização na UPA Sul, com execução iniciada nesta segunda, 1º, sendo que a projeção para as próximas duas semanas é chegar a 11 leitos. 

 

A UPA Sul será destinada somente para pacientes com Covid-19 e deverá funcionar com 40 leitos de estabilização. Já possui sete leitos, cinco outros serão implantados nesta semana, outros seis, na semana que vem, totalizando 18 leitos, e quando do isolamento para Covid-19, serão implantados mais 22 leitos, totalizando 40 leitos apenas nesta unidade de saúde (UPA Sul). 

 

Atendimentos de urgência e emergência

 

O atendimento de urgência e emergência da UPA Sul será transferido para a Unidade Saúde da Família José Hermes, no Lago Sul. Já o atendimento desta unidade de saúde, será transferido para um imóvel requisitado pelo Município, localizado em frente a UFS José Hermes. A requisição foi feita nesta segunda, 1º, e o projeto básico será executado pela Infraestrutura nos próximos dias.

 

Além disso, foi realizado o levantamento ideal e levantamento mínimo necessário de recursos humanos. Levantamento dos equipamentos, insumos e medicamentos também foi concluído.

 

Comentários (0)