Blog da Tum

Com professor Davi Abrantes na equipe, Josi define Educação como marca em Gurupi

Josi Nunes entra segundo ano de mandato definindo prioridades e tem pela frente o desafio de mostrar, mantendo seu estilo tranquilo e conciliador, que o comando é dela em Gurupi

Josi e Abrantes: educação como prioridade
Descrição: Josi e Abrantes: educação como prioridade Crédito: Lino Vargas

Toda gestão que preza por deixar um legado à frente de uma cidade, escolhe suas áreas prioritárias. É nelas que serão concentrados os esforços físicos e materiais, projetado o sonho de fazer diferente e o melhor: é alí que a gestão pretende deixar sua marca.

 

Ao escolher o professor Davi Abrantes como titular da Educação a prefeita Josi Nunes, de Gurupi, fez uma boa escolha que acerta dois alvos: o vereador mais votado nas eleições que venceu a disputa eleitoral ao lado dela em 2020, alia o perfil técnico como profissional da educação com a sensibilidade política. É o vereador mais próximo da prefeita e respeitadíssimo pelo corpo técnico da educação do município, fato que ficou evidente na solenidade de posse na semana passada.

 

Ao iniciar o segundo ano de sua gestão, a professora Josi, ex-deputada estadual e federal, enfrenta o desafio de assumir diante da comunidade local e no conceito do meio político, a liderança do seu próprio mandato. 

 

Mulher que vem de uma família de políticos renomados -  a figura do pai, o saudoso comandante Jacinto ainda habita o imaginário popular da cidade – e que sucedeu a mãe, Dolores Nunes na Câmara dos Deputados, Josi  está longe de ser uma “tutelada”, mas é alguém que se preparou ao longo das últimas duas décadas para ocupar o mandato que era um sonho acalentado ao longo de anos.

 

O destino, o cenário político, a conjuntura ou como queiram chamar, fez com que ela se elegesse contra o candidato do ex-prefeito Laurez Moreira após ter apoiado o mesmo Laurez com verbas que o ajudaram a consolidar a imagem de tocador de obras. Josi também perdeu uma eleição com seu grupo de origem (o MDB dos Miranda) e terminou sendo eleita com o apoio do grupo de Mauro Carlesse. 

 

Seu jeito amistoso, sua fala mansa, própria de uma mulher que veio do ambiente acolhedor da Educação, também pode passar a alguns a falsa impressão de que Josi Nunes não comanda com mão firme.

 

Vencer esse pré-conceito, sem perder seu estilo, mostrar a que veio e deixar a sua marca é parte do desafio que prefeita tem pela frente nesse 2022. Além é claro, do feijão com arroz de toda gestão que é manter a cidade urbanizada e em boas condições de tráfego, folha e fornecedores em dia.

 

Nada que seja impossível, mantendo as peças chave no lugar certo da gestão, o olhar atento nos indicadores e a escuta ativa na população. 

 

Com uma oposição ativa e disposta a usar os pontos frágeis da cidade contra a gestão, em ano político, o dever de casa acaba dobrando e manter uma equipe afinada e ágil termina se tornando o melhor antídoto contra as fake News que fomentam desgaste. 

Comentários (0)