Blog da Tum

Constrangimento em Miracema: Irajá leva adversário a audiência e Camila veda entrada

Assessorias produziram notas, que você pode ler no final do artigo que conta os bastidores da confusão desta tarde em Miracema, envolvendo o senador Irajá e a assessoria da prefeita

Camila Fernandes: mágoas do processo eleitoral
Descrição: Camila Fernandes: mágoas do processo eleitoral Crédito: Divulgação/Campanha

“O senador (Irajá) quis forçar uma situação, a prefeita não é obrigada a receber um adversário depois de uma campanha tão baixa como foi a de Miracema”. Com estas palavras, o Chefe de Gabinete da prefeita Camila Fernandes, Flávio Suarte, resumiu ao Blog na noite desta sexta-feira, 13, todo constrangimento gerado com a retirada da prefeitura de Miracema, por volta das 16 horas, da comitiva do senador Irajá (composta por seis pessoas), após agendamento de uma audiência com a prefeita há uma semana.

 

Toda a confusão foi gerada pela presença do ex-prefeito da cidade, Saulo Milhomem, companheiro de Irajá, e que teria começado ainda na sua gestão, a tratar da destinação de uma emenda de R$ 3, 5 milhões para a construção de uma praça esportiva.

 

“Nem disso a gente tinha conhecimento quando ele solicitou agenda com a prefeita. Ficamos sabendo depois. A prefeita se preparou para receber o senador, convocando os secretários e vereadores da sua base, desmarcando uma consulta que tinha em Palmas. Ele atrasou por que passou primeiro na casa do ex-prefeito, tudo bem, até aí é normal que ele faça a articulação dele... mas não nos avisou, não consultou e quis forçar uma situação”, desabafa o chefe de gabinete.

 

Para Saulo Milhomem, passada a eleição, prefeita tem que governar para todos

 

O ex-prefeito Saulo Milhomem, disse ao Blog que só foi à prefeitura acompanhando o senador Irajá por insistência do mesmo. “Ele veio à minha casa, com a comitiva dele, e eu o recebi, fiz um lanche e conversamos sobre a obra, que eu já tinha deixado uma área meio encaminhada (...) mas a decisão é dela, a gestora é ela”, conta o ex-prefeito.

 

Segundo Saulo, ao saber que a prefeita não o receberia, Irajá firmou posição de que não entraria sem ele. “Esta aqui é a minha comitiva. Ou entram todos ou não entra ninguém”, disse Irajá.

 

Um áudio gravado no momento da conversa entre Irajá e Suarte, circula nos grupos de Whatsapp.

 

Nele o chefe de gabinete deixa claro que a prefeita receberia o senador, o pré-candidado do seu partido Edson Tabocão ao governo, os vereadores da cidade, que são de oposição e que acompanhavam Irajá, mas não receberia Milhomem.

 

No Instagram, Irajá se manifesta sobre o ocorrido

 

 

Em cards publicados nesta noite de sexta nos seus Stories do Instagram, o senador Irajá se manifestou, classificando a negativa da prefeita em receber o ex-prefeito Saulo Milhomem em sua comitiva, como “anti-democrática”. O Blog tentou ouvir Irajá pessoalmente mas este estava em trânsito. Falamos com sua assessoria, que encaminhou a mesma nota que foi publicada no Instagram do senador e que você confere na íntegra abaixo.

 

Irajá disse ainda que gostaria de tranquilizar a comunidade miracemense de que vai continuar levando recursos para a cidade, independente do gesto da prefeita.

 

Sem audiência em fevereiro em Brasília

 

A prefeita Camila Fernandes, acompanhada de sua equipe percorreu os gabinetes da bancada federal em Brasília no mês de fevereiro, porém não conseguiu atendimento no gabinete do Senador Irajá. “Na verdade não havíamos agendado, ainda assim passamos no gabinete do senador e no da senadora Kátia Abreu, protocolando ofício com pedido de recursos, até por que Miracema precisa”, disse Suarte ao Blog.

 

Segundo o chefe de gabinete, a prefeita não tem se furtado a estabelecer diálogo com todos os parlamentares da bancada federal tocantinense. “Temos falado com a deputada professora Dorinha, já falamos com o deputado Eli Borges, ela tem mantido contato e conversações com todos”, resumiu.

 

Camila teve o apoio do senador Eduardo Gomes e do seu irmão, vice prefeito de Palmas, André Gomes durante o pleito passado. Sua maior ligação política é com o gabinete e a equipe do senador.

 

Confira a nota da Prefeitura de Miracema

 

A respeito da notícia que circula nas redes sociais e na imprensa, falsamente afirmando que a Prefeita Municipal de Miracema, Camila Fernandes, teria se recusado a receber em seu gabinete o Senador Irajá Abreu e sua comitiva, esclarecemos que tal afirmação não é verdade.

 

É importante esclarecer que a assessoria do Senador Irajá entrou em contato com a Prefeita Camila no início desta semana, solicitando uma agenda, para que o Senador pudesse fazer uma visita, o que foi prontamente atendido, ficando oficialmente agendada para esta sexta-feira, 13, às 14h00.

 

Para recepcionar o Senador a Prefeita Camila desmarcou todos os seus compromissos, convocou seus secretários municipais, vice Prefeito e os vereadores de sua base, a fim de que estivessem presentes no seu gabinete e pudesse dar as boas vindas ao Senador em sua passagem pelo Paço Municipal.

 

Lamentavelmente a chegada do Senador foi retardada por mais de uma hora do horário previamente agendado e, para a surpresa de todos, quando de sua chegada, o Senador trazia em sua comitiva o ex-Prefeito de Miracema, Saulo Milhomem.

 

Tal atitude foi recebida como uma afronta e uma falta de respeito, já que tratava-se de uma agenda oficial do Senador com a Chefe do Poder Executivo Municipal e a presença do ex-Prefeito na comitiva não foi previamente informada e, ademais, demonstra um desrespeito para com a Prefeita, já que o mesmo tem pleno conhecimento das circunstâncias que envolve essa relação entre ambos.

 

Sobre o objeto da citada emenda que o Senador Irajá Abreu conversaria com a Prefeita, tal assunto não havia sido tratado ou adiantado pela sua assessoria com a Prefeita, já que a reunião seria para tratar sobre projetos, sem citar precisamente que projeto seria esse, de modo que a Prefeita não sabia do que se tratava.

 

Lamentavelmente a Prefeita foi exposta a sua situação extremamente constrangedora e desrespeitosa e, diante da situação, solicitou que o Senador Irajá Abreu se fizesse acompanhado de sua assessoria e dos vereadores, inclusive os de oposição que se faziam presente, ocasião em que o mesmo afirmou que só entraria se o ex-Prefeito também o acompanhasse, deixando o prédio da Prefeitura em seguida com todo o seu staff.

 

A Prefeita Camila Fernandes lamenta profundamente a situação, colocando-se a disposição de qualquer parlamentar que possa contribuir com o desenvolvimento do município, inclusive o Senador Irajá, mas lamenta o episódio ocorrido.

 

Confira a nota da Assessoria do Senador Irajá 

 

Nesta sexta-feira, estive em Miracema para apresentar à prefeita Camila Fernandes o projeto de construção da Praça da Família, obra de 7 mil metros quadrados que terá: quadra poliesportiva coberta, cineteatro com 125 lugares, Centro de Referência de Assistência Social (Cras), biblioteca com telecentro, pista de skate, equipamentos de ginástica, playground, quadra de areia, jogos de mesa, pista de caminhada e ciclovia.

 

O projeto de R$ 3,5 milhões será construído com recursos que obtive junto ao Governo Federal. 

 

Sobre o episódio lamentável com a Prefeita Camila, que não teve um comportamento democrático e compatível com o cargo que ocupa, gostaria de tranquilizar a população Miracemense. A minha responsabilidade com a cidade e a gratidão pelo apoio e confiança da população são muito maiores do que isso.

 

Agradeço ao amigo e ex-prefeito Saulo pelo carinho de sempre e por ter me recebido na sua casa. Onde não cabe um amigo e companheiro meu também não me cabe!

 

Senador Irajá (PSD-TO)

Comentários (0)