Palmas, Tocantins -

Blog da Tum

Roberta Tum

Roberta Tum

roberta.tum.9 @robertatum

Colunista do Editorial Blog da Tum


Eleições 2020
1.756 visualizações

Democratas abre mão da vice de Cinthia em favor de André Gomes, do Avante

Presidente do Democratas abre mão de indicar quadro do partido e encaminha nome de André Gomes, do Avante para a vice de Cinthia Ribeiro...
- Atualizada em
Edu Fortes/Prefeitura de Palmas

Pioneiro em Palmas e irmão do senador Eduardo Gomes, André Gomes, do Avante, é o nome indicado pelo Democratas para compor a chapa da prefeita Cinthia Ribeiro(PSDB) à prefeitura de Palmas em substituição ao empresário Lucas Meira.

 

A informação foi confirmada pela deputada federal, professora Dorinha ao T1 Notícias por telefone no final da manhã desta quarta-feira, 7. “A intenção era anunciar amanhã em Palmas, já que estou em Brasília, mas desde ontem já começaram movimentos na tentativa de desestabilização”, disse a deputada ao T1 Notícias.

 

Desde a renúncia do empresário Lucas Meira, o partido discute a indicação do substituto, enquanto aguardava por parte da justiça eleitoral a homologação da desistência de Meira.

 

“Fizemos uma discussão consensual em torno do nome do vereador Etinho Nordeste, que embora não tivesse valor legal, acima da convenção, era a vontade do partido. No entanto pesaram alguns fatores. Um deles, o enfraquecimento da chapa proporcional, que perderia entre 1.800 e 2 mil votos na legenda”, revela a deputada.

 

Fora do partido houveram também movimentações de outros vereadores nas chapas do PSDB e MDB, com intenção de ocupar a vaga ao invés do Democratas. “Mas a prefeita manteve o compromisso e tinha muita vontade de que o nome viesse do Democratas.

 

Outras alternativas foram buscadas, mas Dorinha ressalta que “é muito difícil encontrar nome para vice, depois que a campanha está andando. Isso por que não serve qualquer pessoa. Tentamos uma construção de um nome da educação, mas também não foi possível”, resume.

 

Além de estar elegível, não estando em cargo que requer desincompatibilização no prazo legal que já passou, havia outras questões.

 

Cacife político de Eduardo Gomes também pesou

 

A boa relação do senador Eduardo Gomes com o Democratas e sua posição na articulação da campanha da prefeita Cinthia Ribeiro, pesou para a escolha de André, que é do Avante. “Ele é também ligado a segurança, tem um bom perfil e abrimos mão de um nome do Democratas para indica-lo”, resumiu Dorinha.

 

A decisão foi primeiro comunicada ao vereador Etinho Nordeste, e a apresentação oficial de André está prevista para acontecer nesta quinta, 8.

Outras Notícias