Blog da Tum

Morre Duda, o mago do marketing eleitoral, que marcou retorno de Siqueira em 2010

Crédito: Divulgação

O marqueteiro Duda Mendonça, reconhecido como um mago do marketing eleitoral, faleceu nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira, 16 de agosto, em São Paulo, vítima de um câncer no cérebro e agravamento do quadro devido a ter contraído Covid-19.

 

O Hospital Sírio Libanês, onde o baiano Duda estava internado pela segunda vez, aos 77 anos, ainda não divulgou oficialmente a morte e a causa dela. Por recomendação da família, a divulgação de boletins médicos estava proibida.

 

Duda Mendonça tornou-se famoso inicialmente pela repaginada que deu na imagem de Paulo Maluf, levando-o à vitória na disputa pelo governo de São Paulo. Venceu muitas eleições, mas a principal delas, que o projetou nacional e internacionalmente, foi a do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002.

 

No Tocantins, Duda participou da eleição que trouxe Siqueira de volta ao poder em 2002. Além de tornar mais leve a imagem de Siqueira, ele foi responsável pelo brilhante texto que marcou o retorno da senadora Kátia Abreu à base de apoio à Siqueira.

 

Ele dirigiu a senadora num texto histórico em que ela falava de Siqueira não como autoritário, mas determinado, e assim por diante.

 

No Tocantins, Duda trabalhou em parceria com a Public, utilizando a estrutura da agência. Foi a época do Siquerido, personagem criado pelo designer Marcelo Kleyson.

 

Nas primeiras notas de pesar divulgadas por grandes expressões da política nacional na manhã desta segunda, a capacidade inovadora de Duda foi relembrada, assim como as diversas campanhas nas quais foi vitorioso.

 

Duda respondeu processo por denúncia de que estaria ligado ao mensalão. Na época, admitiu ter recebido mais de R$ 10 milhões pela campanha de Lula, via caixa dois. Pagou o fisco e foi inocentado no STF por falta de provas de que conhecia a origem do dinheiro.

 

Sua passagem pelo Tocantins foi marcante. Foi dele a ideia de suavizar a imagem de Siqueira, que passou a utilizar a cor rosa nas camisas. “Siqueira é uma entidade”, dizia ao se referir ao poder de realização do ex-governador.

 

Não por menos, a primeira nota de pesar que chegou às redações no dia de hoje foi a do Velho Siqueira, via assessoria de imprensa.

 

Confira!

 

Duda Mendonça - Nota de pesar

 

É com profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento do publicitário Duda Mendonça,  aos 77 anos, nesta segunda-feira, 16 de agosto. 

 

Um dos mais importantes publicitários brasileiros em todos os tempos, Duda Mendonça teve importante participação em nossa quarta vitória para o Governo do Tocantins em 2010.

 

À família enlutada e aos amigos nossos sinceros pêsames e o desejo de que seu espírito seja coberto Manto Divino. 

 

Siqueira Campos

 

Comentários (0)