Blog da Tum

Sem passaporte da vacina, Filipe Martins é barrado na Educação e Marilon na Saúde

Os vereadores Filipe Martins (PSDB) e Marilon Barbosa (Democratas) tiveram a entrada impedida em dois prédios públicos na Capital, por não portar o passaporte vacinal

Vereadores Filipe Martins (PSDB) e Marilon Barbosa (Democratas)
Descrição: Vereadores Filipe Martins (PSDB) e Marilon Barbosa (Democratas) Crédito: 1º foto: Aline Batista/2º foto: Divulgação

O movimento antivax, forte no meio Bolsonarista entre os que se recusam a tomar as doses de vacina anti-covid, tem dois adeptos confirmados na Câmara de Palmas. Os vereadores Filipe Martins (PSDB) e Marilon Barbosa (Democratas) tiveram a entrada impedida em dois prédios públicos na Capital, por não portar o passaporte vacinal.

 

Conhecido pelas posturas preconceituosas, o vereador Filipinho tem trabalhado o limite da tolerância da prefeita Cinthia Ribeiro, que comanda o PSDB, numa atitude lida pelos pares como uma tentativa de provocar a própria expulsão dos quadros do partido, saindo com o mandato.

 

Filipe Martins provocou a discussão em torno do Dia das Mães e Dia dos Pais, duas datas do calendário lojista (criadas para incentivar a venda de presentes). As datas são conhecidas por gerar constrangimento para crianças que não têm pais -  e as escolas insistem em atividades que obrigam a criança a fabricar presentinhos e levar para casa – ou que não têm mães e que são criadas por avós, tios, tias, padrinhos ou outros familiares.

 

A Secretaria de Educação enfrentou o bombardeio de Filipinho -  aparentemente da base da prefeita – e também do vereador Rubens Uchôa, autor do projeto de lei que criou o Dia da Família da escola. Nesta data, a Educação de Palmas pretendia fazer uma comemoração unificada, acolhendo todas as formações familiares.

 

“Eu questionei o por que foi retirado e provei que nos anos anteriores as duas datas constavam do calendário escolar”, disse o autor do projeto por telefone ao Blog.

 

Uchôa diz não compactuar com fake News e informou que num entendimento com a Semed as datas já foram reinseridas no calendário escolar do ano. O Blog pediu confimação à Prefeitura de Palmas e aguarda resposta.

 

Sem fechar acordo sobre a exigência ou não do passaporte vacinal para entrar na Câmara de Palmas, a Casa continua servindo como palco para manifestações antivax.

 

Foi o que aconteceu ontem, 23 de fevereiro na porta do prédio, provocando a reação do Coletivo Somos, que tem vaga na suplência do PSB na Casa. “Vimos o movimento e decidimos nos posicionar” disse ao Blog, Alexandre Peara.

 

No caso do vereador Marilon Barbosa, ele teve o acesso negado na secretaria de Saúde. Para atendê-lo, o secretário da pasta, Thiago Marconi teria saído do prédio.

 

Articulado em todos os segmentos, os antivax têm no promotor Adriano das Neves outro representante. O promotor viu frustrada sua tentativa de derrubar a exigência do passaporte vacinal na cidade de Palmas, em ação barrada pela justiça na Capital.

 

Com o movimento desta terça-feira, o Somos mais uma vez se mostrou necessário, na medida em que cumpre um papel de militância ativa, para além do período eleitoral, na defesa de direitos fundamentais que a maioria das pessoas acaba manifestando apoio apenas pelas redes sociais. 

 

O Portal T1 Notícias pediu à Câmara de Palmas informações sobre quais os vereadores que ainda não possuem o passaporte vacinal e aguarda retorno.

Comentários (0)