Ataque hacker derruba parte da internet nos EUA e atinge sites como Twitter

Usuários de internet nos Estados Unidos e na Europa foram os mais afetados, mas no Brasil também houve reflexos. O Twitter, por exemplo, ficou com a conexão oscilando

Ataque hacker atinge sites populares
Descrição: Ataque hacker atinge sites populares Crédito: Foto: Veja

Na manhã desta sexta-feira, 21, moradores da costa leste dos Estados Unidos enfrentaram dificuldades para acessar uma série de serviços na internet, incluindo sites populares, como Twitter, Spotify, Reddit, Airbnb, Vox, Netflix, entre outros. O problema teria sido causado por um ataque hacker contra o provedor de DNS Dyn.

 

“Nossa prioridade nas últimas duas horas foi restaurar a performance dos nossos clientes”, afirmou Scott Hilton, vice-presidente da Dyn, em comunicado.

 

De acordo com a companhia, um ataque distribuído de negação de serviço (DDoS, na sigla em inglês) atingiu a infraestrutura de gerenciamento de endereços DNS por volta das 9h10, pelo horário de Brasília, e os serviços só foram restaurados às 11h20. O problema afetou principalmente a costa leste dos EUA, onde estão grandes metrópoles, como Nova York e a capital, Washington.

 

Com sede em Manchester, em New Hampshire, a Dyn oferece, entre outros serviços, o gerenciamento de DNS (acrônimo para Domain Name System), responsável por fazer a conexão entre o requerimento de acesso do internauta e os computadores onde as informações de um site estão armazenadas.

 

Os ataques DDoS usam milhares de computadores e outros dispositivos infectados para enviarem requisições simultâneas a um único ponto na internet, fazendo com que ele seja sobrecarregado e saia do ar. No caso, os hackers miraram no gerenciamento de DNS e multiplicaram o escopo do ataque, já que o serviço serve de ponte para outros sites.

 

Usuários de internet nos Estados Unidos e na Europa foram os mais afetados, porém, também foram sentidos reflexos na América do Sul, com Brasil, Uruguai e Argentina; e na Índia e Austrália. O Twitter, por exemplo, ficou com a conexão oscilando no Brasil. Já a PlayStation Network esteve fora do ar.

 

No site oficial da Dyn, foi publicado o seguinte comunicado: "Desde às 9:00 começamos a monitorar e mitigar um ataque DDoS contra nossa infraestrutura Dyn Managed DNS. Alguns consumidores podem sentir um aumento na latência DNS e propagação de delay durante este tempo. Atualizações serão postadas assim que disponíveis".

 

(Com informações do Tecmundo)

Comentários (0)