Até este sábado brasileiros já pagaram R$ 300 bilhões em tributos somente neste ano

O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios

Impostômetro mede o total de impostos, taxas e contribuições
Descrição: Impostômetro mede o total de impostos, taxas e contribuições Crédito: Divulgação

Os brasileiros já pagaram até este sábado, 10, a quantia de R$ 300 bilhões em tributos somente neste ano. Segundo o Impostômetro, o valor deverá ser atingido por volta das 9h10 deste sábado. No ano passado, essa soma foi alcançada dois dias depois, em 12 de fevereiro. O dinheiro é destinado à União, aos estados e aos municípios.

 

"É imprescindível que não haja aumento de impostos, uma vez que a tendência da arrecadação já aponta um crescimento”, disse o superintendente institucional da Associação Comercial de São Paulo, Marcel Solimeo. Segundo a Associação Comercial, com esse valor arrecadado seria possível, por exemplo, comprar mais de 438,8 mil apartamentos de três quartos.

 

O Impostômetro é um mecanismo criado pela associação em 2005 e que mede o total de impostos, taxas e contribuições que a população brasileira paga desde o início do ano. O total de impostos pagos pelos brasileiros também pode ser acompanhado pela internet, na página do Impostômetro.

 

Na ferramenta, criada em parceria com o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), é possível acompanhar quanto o país, os estados e os municípios estão arrecadando em impostos e também saber o que dá para os governos fazerem com todo o dinheiro arrecadado.

Comentários (0)