Com apoio de Kátia Abreu e Otoniel, grupo holandês instalará indústria em Porto

Prefeito Otoniel Andrade fez exposição sobre a Zen a grupo holandês que produzirá lingotes de ferro para indústria naval. Eles contaram com apoio do Mapa e foram recebidos pela ministra Kátia Abreu

Comitiva no Mapa, com Kátia Abreu
Descrição: Comitiva no Mapa, com Kátia Abreu Crédito: Divulgação

O grupo JE Invest Participações e Investimentos anunciou na segunda-feira,4, a aplicação de recursos que se elevam a US$ 100 milhões (cerca de R$ 300 milhões) na instalação de um Shopping das Indústrias, no distrito de Luzimangues (Porto Nacional), situado na margem esquerda do lago da hidrelétrica Luis Eduardo Magalhães, próximo a Palmas.

O grupo fez o anúncio e apresentação do projeto no Kubstcheck Plaza Hotel em Brasília (DF), onde assistiu a exposiçãopelo prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, da ZEN-  Zona Especial de Negócios. Em seguida o grupo esteve com a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, que desde o ano passado trabalha para a implantação do condomínio industrial, após ter sido acionada pelos investidores para a viabilização da licença alfandegária, necessária em função da possibilidade de instalação de um porto seco  na Capital.


Pelo projeto, os empresários interessados em instalar-se dentro do Shopping Industrial terão  pelo menos duas opções. Podem adquirir o espaço dentro do empreendimento e montar suas indústrias. Ou alugar as instalações (galpões) a serem disponibilizados pelo grupo investidor.

O grupo recebeu o apoio incondicional do prefeito de Porto Nacional, Otoniel Andrade, que autorizou de imediato a licença para ocupação de 1 milhão de metros quadrados dos 11 milhões de metros quadrados adquiridos pelas empresas da JE Invest e Participações para a implantação do empreendimento.

Contribuiu para a decisão dos empresários, a logística da região, beneficiada com o pátio multimodal da Ferrovia Norte-Sul e a hidrovia do Tocantins. Os empresários também demonstraram acreditar na movimentação econômica da região com a criação da Agência de Desenvolvimento do Matopiba, projeto apresentado na tarde ontem pela ministra Kátia Abreu ao grupo. A Ministra disse ontem que está de prontidão para ajudar a viabilizar a industrialização do Estado.


Para o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Henneman, o condomínio vai gerar milhares de empregos direto e indiretos, além de atrair empresas âncoras, possibilitando uma guinada no parque industrial do Estado. Segundo ele, o Sebrae Tocantins irá viabilizar treinamento e capacitação técnica das pessoas que poderão ser aproveitadas nas indústrias a serem instaladas no Shopping.

 

Prefeito desburocratiza licenças

 

Em entrevista ao T1 Notícias, o prefeito Otoniel Andrade informou que esteve com o embaixado da Holanda e o grupo empresarial nos Ministérios da Indústria e da Agricultura e garantiu a desburocratização da emissão de documentos necessários à instalação da empresa em Porto nacional, região de Luzimangues.

“ È um grupo que não depende em nenhum real de financiamento, que vai pagar seus impostos, e que vai produzir lingotes de ferro para a indústria naval. Eles têm indústrias na China, no Marrocos e na Holanda”, explicou.

A ZEN é uma zona de industrialização privada, adquirida por um grupo privado e na qual a gestão de Otoniel trabalha há mais de dois anos para viabilizar. “Eles vão ocupar uma área de 100 mil metros quadrados e a certidão de uso do solo já está liberada. Estamos trabalhando para garantir a segurança jurídica para o empreendimento”, finalizou.

 
Participaram da reunião de apresentação do projeto em um hotel ontem  em Brasília (DF) o superintendente do Sebrae Tocantins, Omar Hennemann, Jorgen Leeuwestein  (Adido Econômico da Embaixada do Reino dos Países Baixos), Han Peters  (Embaixador do Reino dos Países Baixos), Mauro Augusto Ramos (Empresa Francesa JEInvest),Carlos Favoreto (Diretor da Empresa ECPRIO), Albert Van Bilderbeek (Conselheiro de Administração da Empresa Suíça DLM Maroc),Christophe Roupie (Empresa Francesa AXA Investment Managers),Herman de Leeuw (Empresa Holandesa DL Management),James Ellwood (Empresa Francesa JEInvest), Pedro Areas Villaça (Empresa Francesa JEInvest), Otoniel Andrade - Prefeito de Porto Nacional/TO e Erick Trajano (Consultor da Empresa Conta Certa).

 

(Com informações da Assessoria de Comunicação do Mapa)

Comentários (0)