Comissão aprova saída de Coaf das mãos de Moro para voltar ao Ministério da Economia

O Coaf é um órgão de inteligência financeira do governo federal que atual principalmente no combate à lavagem de dinheiro. Nos bastidores o que se comenta é que Moro ameaçou pedir demissão.

Crédito: Da web

A comissão especial da Reforma Administrativa do governo Jair Bolsonaro, decidiu nesta quinta-feira, 9, por 14 votos a 11, pela transferência das atividades do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) do Ministério da Justiça para o Ministério da Economia.

 

O Coaf é um órgão de inteligência financeira do governo federal que atual principalmente na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro. O assunto, contudo, ainda deverá passar pelo plenário da Câmara e do Senado antes da sua efetivação.

 

O ministro da Justiça, Sérgio Moro, vinha defendendo enfaticamente a permanência do Coaf na sua pasta alegando a necessidade de aproximação e integração do órgão às forças policiais e também do ministério público. O objetivo, segundo ele, seria dar maior eficácia ao combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. Para  muitos parlamentares, porém, a ida do Coaf para o Ministério da Justiça poderia resultar no início da implantação de um estado policial no Brasil.

 

Nos bastidores o que se comenta é que Sérgio Moro ameaçou pedir demissão caso seus poderes fossem diminuídos.

 

Além do retorno das atividades do Coaf para o Ministério da Economia, o líder do governo no Senado e relator da MP, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), também aceitou outros pontos questionados pelos parlamentares, como a volta da Funai ao Ministério da Justiça.

 

(Com informações da Agência Brasil)

Comentários (0)