Confiança dos empresários é a menor da história com pandemia de Covid-19

O Índice de Confiança do Empresário Industrial registrou queda recorde entre março e abril, de 25,8 pontos. Entre janeiro e abril o recuo foi de 30,8 pontos

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação

Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) revela que, em meio à pandemia da Covid-19, a confiança da indústria brasileira é a mais baixa da história. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) registou queda recorde de 25,8 pontos e ficou em 34,5 pontos, numa escala de 0 a 100.

 

É o menor patamar e a maior baixa da série histórica iniciada em 2010. O índice também já havia recuado em fevereiro e março; o recuo acumulado foi de 30,8 pontos.

 

“A queda na confiança dos empresários pode contribuir para a paralização dos investimentos, ou seja, para o agravamento da crise econômica”, avalia o diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi. “Há dificuldades no fluxo de insumos, mercadorias e trabalhadores e as medidas de isolamento social e o consequente 'desaparecimento do consumidor' resultou em forte queda na receita das empresas”, explica o relatório técnico do ICEI, que também pontua a redução e o encarecimento do crédito, enquanto as despesas fixas continuam.

 

Antes da queda de 25,8 pontos, registrada entre março e abril, o maior recuo num único mês havia sido de 5,8 pontos, em junho de 2018, como consequência da greve dos caminhoneiros. A atual redução traduz o cenário atual de queda forte contração na atividade e elevada incerteza em razão da pandemia da Covid-19.

 

O ICEI é o resultado de dois componentes: as condições atuais e as expectativas. A queda registrada no último mês está mais relacionada com as expectativas que são negativas e geram incertezas do que com as condições atuais, que são de redução da atividade até o momento. O índice de Condições Atuais caiu 20,2 pontos, para 34,1 pontos, enquanto o índice de Expectativas, caiu 28,6 pontos, para 34,7 pontos.

 

ICEI por região

 

A queda da confiança é generalizada entre as regiões geográficas do Brasil, mas é mais sentida entre os empresários da Região Sul, cujo índice acumulou uma queda de 34,6 pontos entre janeiro e abril. No Norte foi registrada a menor queda na mesma base de comparação, mas ainda significativa, de 26,8 pontos.

 

ICEI por atividade

 

A falta de confiança alcança todos os setores de atividade industrial. O indicador de confiança é menor entre os empresários da Indústria de Transformação (34,3 pontos) e de Construção (34,8 pontos) e um pouco maior entre os da Indústria Extrativa (39,1 pontos).

 

Entre os setores da Indústria de Transformação, aqueles com maiores indicadores de confiança são Perfumaria, sabões, detergentes, produtos de limpeza e de higiene pessoal; Farmoquímicos e farmacêuticos; e Alimentos, com índices de, respectivamente, 42,9 pontos; 42,4 pontos; e 40,5 pontos.

 

No outro extremo, temos produtores de bens de consumo duráveis como Móveis (26,0 pontos), Vestuário e acessórios (29,1 pontos), Calçados e suas partes (29,4 pontos) e Produtos têxteis (30,0 pontos).

Comentários (0)