Datafolha revela que maioria da população é contra redução de leis trabalhistas

A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, em 130 cidades, com 2.077 pessoas

Crédito: Divulgação

A maioria dos brasileiros afirma ser contra a redução de leis trabalhistas no país e a privatização "do maior número possível" de estatais. É o que revelam dados da pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada neste sábado, 5. A pesquisa foi realizada nos dias 18 e 19 de dezembro, em 130 cidades, com 2.077 pessoas.

 

O Datafolha perguntou aos entrevistados se o governo deve privatizar, ou seja, vender para empresas privadas, o maior número possível de estatais e 60% afirmaram que discordam totalmente ou em parte. Sobre a pergunta "é preciso ter menos leis trabalhistas?", 57% responderam que discordam totalmente ou em parte.

 

Um total de 34% dos entrevistados afirmou concordar totalmente ou em parte com as privatizações e 40% se disseram favoráveis, totalmente ou em parte, à redução de leis trabalhistas.

 

A pesquisa ainda perguntou se os entrevistados acham que mulheres ganharem menos do que homens é um problema das empresas e não do governo. Sobre o tema, 37% disseram concordar totalmente ou em parte, 51% discordaram e os demais não souberam ou não quiseram responder à pergunta.

 

Conforme os dados do Datafolha, os homens, com curso superior e moradores das regiões Norte e Centro-Oeste são os mais favoráveis às privatizações. Além disso, 56% dos que ganham acima de 10 salários mínimos se disseram favoráveis às privatizações. Entre os que mais discordam das privatizações estão as mulheres, com escolaridade média, moradores do Sul e do Nordeste e os mais pobres.

 

Sobre a redução de leis trabalhistas, são mais favoráveis os homens, de setores mais ricos da população e moradores do Sul. Os menos favoráveis são os mais pobres, mulheres, moradores do Centro-Oeste e do Norte.

Comentários (0)