Desafio dos 10 anos: antes e depois e a educação que transforma

Confira como a educação transformou a vida de mineira Amanda, que após 10 anos realizará o seu sonho.

A dificuldade financeira da Amanda quase barrou o sonho de ter a Enfermagem
Descrição: A dificuldade financeira da Amanda quase barrou o sonho de ter a Enfermagem Crédito: Divulgação

Você lembra o que estava fazendo ou como era há exatamente dez anos? Calma, se a memória falhar, alguma foto deve te lembrar muito bem. Basicamente, essa foi a graça do #10yearschallenge – ou no bom português “desafio dos 10 anos”. De famosos a “anônimos”, muita gente está compartilhando na timeline suas histórias engraçadas, de conquistas ou superação.

 

Como a mineira Amanda Natacha Gonçalves Magalhães, de 26 anos, que ao longo da última década viu a sua vida mudar bastante. Em 2009, ela ainda era solteira e se dedicava aos cuidados da irmã caçula que descobriu um câncer aos 13 anos. O tumor no cérebro se desenvolveu rápido e a luta contra a doença durou pouco mais de um ano. “Além de minha irmã, minha avó adoeceu ao mesmo tempo. Eu cuidava das duas e comecei a gostar da profissão de Enfermagem”. Ficaram as lembranças vividas entre as duas irmãs. E do gosto pelo cuidar, Amanda transformou em sonho e tinha certeza: uma dia iria trabalhar com enfermagem.

 

Ela, que tinha abandonado os estudos aos 19 anos, quando engravidou do primeiro filho, resolveu voltar a estudar por estímulo da mãe. E mesmo somando as responsabilidades com o cuidado do segundo filho, tentou de novo frequentar as aulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Desta vez, conseguiu concluir o Ensino Médio e, este ano, após 10 anos está dando um passo além. Quer se tornar enfermeira e cuidar de outras vidas. “Antes que desanimasse, tive que aproveitar o pique”, conta Amanda.

 

Mais dificuldade, porém sem desistir

A dificuldade financeira da Amanda quase barrou o sonho de ter a Enfermagem como profissão. “Eu não trabalho,porém tive todo apoio de meu marido, que disse que teríamos que cortar muitas coisas em casa, mas que iríamos conseguir”, explica a mineira. Depois de muita pesquisa e persistência para encontrar um curso que coubesse no orçamento familiar, Amanda tentou uma bolsa de estudo em um programa de incentivo educacional, o Educa Mais Brasil, e conseguiu. Com a matrícula em mãos, em breve ela será mais uma aluna docurso técnico de Enfermagem na Santa Clara Vespasiano.

 

Desafio dos 10 anos Educa Mais Brasil

Com 15 anos de história, o Educa Mais já realizou o sonho de muitos brasileiros como Amanda. Entrando no clima do desafio dos 10 anos, em 2009, o programa já era referência e ganhava um novo nome. De Bolsa de Estudo Educacional passou a ser conhecido como Educa Mais Brasil e se mantém até hoje como o maior programa de incentivo educacional do país.

 

Já em 2019, mais de 700 mil bolsas de estudo com descontos que vão até 70% estão disponíveis pelo Educa em todas as etapas da educação básica ao ensino superior. Para conquistar a sua, basta acessar o site do Educa Mais Brasil, selecionar a modalidade que deseja e clicar em “quero esta bolsa”.Como não se trata de um financiamento, após o término do curso, não há necessidade de pagar mais nada.

Comentários (0)