Dilma chama Temer de 'parceiro' e diz que aliança PT-PMDB terá 'longa vida'

Convenção do PMDB vai reconduzir Michel Temer ao comando do partido. Dilma exaltou o vice Temer: 'Nós formamos dobradinha que se completa'.

A presidente Dilma Rousseff afirmou neste sábado (2), durante discurso em convenção do PMDB em Brasília, que o vice-presidente da República, Michel Temer, é seu "grande parceiro". Sem citar a campanha eleitoral de 2014, ela disse que a aliança entre PT e PMDB terá "longa vida".

 

"Para mim, é uma grande honra participar da convenção nacional do partido que é o maior parceiro do meu governo. O convite do PMDB para eu estar aqui ofereceu uma oportunidade extraordinária para que possamos celebrar essa parceria sólida, produtiva e que, sem dúvida alguma, terá uma longa vida", afirmou.

 

A convenção peemedebista elegeu o novo diretório nacional da sigla. Desde 2001 no comando do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, foi aclamado pelos correligionários para um novo mandato de dois anos à frente do partido.

 

Convidada por Temer na última terça (26), Dilma chegou por volta do meio-dia ao centro de convenções Brasil 21, em Brasília, palco do encontro, e fez um discurso de aproximadamente 40 minutos.

 

Durante o discurso, Dilma destacou que PT e PMDB "se uniram numa grande frente pelo Brasil" em 2010. “Hoje demos mais um passo na nossa aliança. O PMDB é protagonista de uma das maiores coalizões formadas para comandar o Brasil. Juntos, estamos construindo um novo Brasil mais justo, mais desenvolvido”, disse.

 

Segundo Dilma, o PMDB “nunca faltou” ao governo e ajudou a manter a governabilidade. “Quero aqui reconhecer que o PMDB nunca faltou ao meu governo. Eventualmente, nos papéis de contradição que existem em uma coalizão, o PMDB soube ser o partido da governabilidade. Esse é o reconhecimento que o Brasil deve ao PMDB”, afirmou.

 

Em vários momentos de sua fala, Dilma exaltou o vice. “O PMDB me deu o vice-presidente Michel Temer, que divide comigo a responsabilidade pela condução do país. [...] Ele é o grande parceiro que eu poderia ter. Eu digo que, com ele, formamos a chamada dobradinha que se completa e se complementa.”

 

Michel Temer chamou a presidente de “maior líder deste país” e afirmou que, em 2014, PT e PMDB devem “caminhar da mesma forma que caminham agora".

 

Pouco antes, o presidente do PT, Rui Falcão, leu uma mensagem do ex-presidente Lula ao PMDB, em que destacou a importância da parceria entre os dois partidos. “A partir de 2006, constituímos uma sólida coalizão de governo. Desde então, PT e PMDB e outros partidos têm promovido uma revolução democrática em nosso país. Somamos esforços para resgatar a soberania nacional e dar ao Brasil um destaque no mundo.” Para Lula, “lado a lado” o PT e PMDB vão “garantir conquistas ainda maiores para o país”.

 

Também discursaram o presidente em exercício da sigla, senador Valdir Raupp (RO), o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente do Senado José Sarney(AP), que destacou a “confiança” em Dilma e disse que os partidos são “parceiros”. “Estamos juntos, parceiros e de mãos dadas, mas jamais submissos”, afirmou.

 

O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, representando os demais governadores da sigla, pediu a continuidade da chapa Dilma-Temer em 2014. “Eu vejo no meu estado o significado que tem essa aliança. Não há outro caminho que não seja o fortalecimento da aliança Dilma-Michel em 2014”, disse.

 

Em sua fala, líder do PMDB na Câmara dos Deputados, deputado Eduardo Cunha (RJ), afirmou que o PMDB almeja ter um candidato próprio à Presidência em 2018. “Temos a condição de ganhar a Presidência da República em 2018. Um partido forte começa com condições de crescer. [...] O PMDB vai mostrar em 2014 o quão grande ele é."

Comentários (0)