Estudantes da lista de espera do Fies 2019 relatam problemas para matrícula

Contemplados estão recorrendo as redes sociais do Ministério da Educação para cobrar respostas

Crédito: Divulgação

Candidatos selecionados do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2019 - estão sinalizando problemas com a DRI (Documento de Regularidade de Inscrição), que impacta diretamente nas matrículas dos estudantes. Eles relatam que não conseguem efetuar as matriculas nas Instituições de Ensino Superior.

 

Os estudantes se deparam com a DRI sem data e sem a chave necessária para que o estudante possa ir até o banco completar o financiamento. Com essa situação, os estudantes que foram automaticamente incluídos na lista de espera e que devem complementar a sua inscrição até o dia 10 de abril, não estão sendo selecionados.

 

Em busca de realizar o sonho da primeira graduação, José Jonatas, de 18 anos, afirma que desde quando pegou a sua DRI para realizar o aditamento, foi a banco quase todos os dias, sem êxito. “Meu dados nunca são encontrados”, contou decepcionado. Recentemente, o estudante recebeu uma mensagem informando que precisaria imprimir um novo documento e levar novamente ao banco. “Estou conseguindo assistir as aulas, porque a faculdade permitiu. Já estamos entrando em semana de prova, quero resolver logo isso para não continuar sendo prejudicado”, contou o estudante de Odontologia.

 

Patrícia Fernandes, de 27 anos e também estudante de Odontologia, é um pouco diferente de Jonatas. Ela está na lista de espera do Fies e se encontra diante de vários obstáculos. Além de precisar esperar que o problema dos estudantes pré-selecionados na chamada regular seja solucionado, ela também contou que a lista só iniciou de fato no dia 23 de março, sendo que no cronograma o prazo inicial era o dia 27 de fevereiro.

 

Patrícia já é formada em Recursos Humanos, agora ela vai embarcar na sua segunda graduação e torce para que o problema seja logo solucionado. “Estou em um grupo de whatsapp com mais de 180 pessoas, cada um passando por uma situação diferente. Estamos em um jogo de ping pong. Minhas chances também estão cada vez menores porque a lista de espera só vai até o dia 10. Alguma coisa está acontecendo e o MEC precisa solucionar o mais rápido possível”, desabafou.

 

Em resposta aos alunos, o Ministério da Educação (MEC) se pronuncia dizendo que sua equipe de Tecnologia da Informação está analisando o problema e continua postergando os prazos dos pré-selecionados na chamada regular. O MEC também não reconhece o erro na chamada da lista de espera e diz que a mesma está rodando normalmente.

 

Repercussão nas redes sociais

 

Estudantes estão recorrendo ao Instragram do Ministério da Educação a procura de respostas. O caso foi relatado pelo perfil Felipe Vasconcelos (@eufelipevass) como resposta a uma das postagens do MEC na rede social que pediu para os estudantes complementarem a inscrição e seguir com as demais etapas. “Tô com DRI na mão e toda vez que a Caixa para contratação do Financiamento o sistema está dando erro. A CPSA da instituição já emitiu nova DRI para que eu não perca os prazos mas MEC ajuda aí, existem vários na mesma situação. Vamos regularizar isso aí”, pontuou Felipe que é estudante de Jornalismo. Em resposta a outro estudante Felipe desabafou. “Já estou assistindo aula para não perder conteúdo. Mas com medo de não resolver isso e ter que sair”.

Comentários (0)