Kátia Abreu apresenta campanha de combate ao Aedes Aegypti e anuncia medidas

A ministra Kátia Abreu lançou em Palmas a campanha contra o Aedes Aegypti, promovido pelo governo Federal visa capacitar 1,6 milhões de servidores no combate ao mosquito da dengue, zíka e chikungunya

Ministra anuncia medidas do governo federal
Descrição: Ministra anuncia medidas do governo federal Crédito: Foto: T1 Notícias

A ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu esteve reunida na manhã desta sexta-feira, 5, na sede da Superintendência Federal de Agricultura, em Palmas, com representantes da Faet/Senar, Conab, Embrapa, servidores do Mapa no Tocantins e membros de entidades ligadas à agropecuária tocantinense para apresentar uma campanha que está sendo desenvolvida pelo governo Federal, em parceria com seus mais de 1,6 milhões de servidores, para sensibilizar a população quanto às medidas de combate ao Aedes Aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya.

 

“Esse não é um problema de governo, é uma epidemia nacional que precisa ser combatida por todos. O governo Federal está agindo, mas a população precisa fazer a sua parte”, disse a ministra Kátia Abreu, que destacou ainda que o tema desta campanha é “Se o Aedes pode matar, então ele não pode viver”.

 

Durante a reunião, a secretária executiva do Mapa, Mila Jaber fez uma palestra apresentando aos presentes as doenças provocadas pelo mosquito, seus efeitos e como pode ser combatido. “Se a população não fizer a sua parte de tirar de seus lares objetos que sejam focos do Aedes, nós vamos acabar perdendo para um mosquito. Ficamos muito preocupados com a porta para fora, mas o perigo está da porta para dentro das nossas casas. Precisamos nos conscientizar do perigo que está dentro dos nossos lares”, destacou Mila Jaber.

 

Campanha

A partir do dia 13 de fevereiro, mais de 1,6 milhões de servidores públicos federais serão mobilizados para atuar na conscientização da população, para que sejam tomadas medidas de combate ao mosquito e à proliferação das larvas. “A presidente Dilma está mobilizando todos os ministérios e cabe aos ministros preparar seus meios de capacitação dos servidores. Nós do Mapa estamos trabalhando em parceria com a Conab e com a Embrapa, nos sentido de visitarmos nossos assistidos, homens do campo, armazéns, laticínios, fábricas de mel, e só de frigoríficos são mais de três mil que vamos visitar em todo país durante a campanha”, explicou Kátia Abreu.

 

A ministra explicou que nos próximos dias o ministério da Saúde vai distribuir herbicidas químicos, importados do Japão, aos profissionais, e larvicidas biológicos não nocivos à população, para que sejam utilizados em todos os municípios brasileiros, que serão utilizados para combater tanto o mosquito quanto a larva. “Mas a população tem que entender que com medidas simples em nossas casas, nós podemos mudar esse quadro terrível no nosso país. Não deixar água parada em recipientes, jarros de plantas, lavar a vasilha de água dos animais, e para isso, uma ótima aliada é a água sanitária que toda dona de casa usa para limpeza doméstica no dia a dia”.

Comentários (0)