Lançamento nacional dos JMI, presidente Dilma garante que estará presente

No lançamento nacional dos Jogos Mundiais Indígenas, no Estádio Mané Garrincha, na presença de diversas autoridades, a presidente Dilma parabenizou o empenho do Tocantins e disse que estará presente.

Autoridades prestigiam lançamento nacional dos JMI
Descrição: Autoridades prestigiam lançamento nacional dos JMI Crédito: Márcio Vieira

Em outubro, o Tocantins sediará os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas e o Estado foi destaque no lançamento oficial do evento, que aconteceu nesta terça-feira, 23, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, com representantes de etnias de diversas regiões do país. A presidente Dilma Roussef, a governadora em exercício, Claudia Lelis, acompanhada por secretários de Estado, o prefeito de Palmas, Carlos Amastha e secretários municipais, a ministra da Agricultura e Pecuária, Kátia Abreu, além de deputados federais, demais ministros e autoridades nacionais prestigiaram o evento.

 

A presidente Dilma Rousseff elogiou o empenho do Tocantins para a realização do evento e reforçou a parceria do governo federal. "Nós somos parceiros e vamos enfrentar todos os desafios para realizar com sucesso os Jogos Mundiais Indígenas. Eu estarei presente", afirmou a presidente.

 

A governadora Claudia Lelis enfatizou na solenidade, o compromisso do governador Marcelo Miranda com a preservação da cultura indígena. "O que as comunidades indígenas enfrentam hoje não é a luta pela preservação da terra, mas a luta pela preservação da identidade cultural. É preciso que cuidemos dos índios como cidadãos com direito a educação, esporte e novas tecnologias sem que isso represente aculturação", destacou, em seu discurso.

 

O prefeito de Palmas Carlos Amastha disse que, realizar um projeto como esse na capital mais jovem do Brasil, com 13 mil habitantes de sete etnias, é mostrar ao Brasil que estamos construindo um novo paradigma de sociedade. "Eu fico muito orgulhoso que a comunidade internacional já tenha entendido a grandiosidade desse projeto", ressaltou.

 

O evento contou com apresentações culturais indígenas e participação especial da cantora, descendentes de negros e índios, Margaret Menezes.

 

Jogos Mundiais dos Povos Indígenas

Os Jogos Mundiais dos Povos Indígenas reunirão aproximadamente 2.300 participantes, sendo 24 etnias brasileiras e 24 internacionais. Durante o evento também acontecerá o Fórum Social Indígena, o Festival Artístico das Culturas Indígenas, a Feira das Artes Indígenas e a Feira da Agricultura Familiar Indígena. Haverá ainda a Oca Digital e Oca da Sabedoria, espaços com programações diversificadas sobre a cultura dos povos indígenas.

 

O evento foi criado em 1996 por iniciativa do Comitê Intertribal – Memória e Ciência Indígena, com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil. Desde então, foram realizadas 12 edições em diferentes cidades brasileiras, até que um acordo firmado entre 17 países e o governo brasileiro ampliou o evento, que este ano será realizado pela primeira vez como Jogos Mundiais dos Povos Indígenas. A organização é do Comitê Intertribal, com apoio do Ministério do Esporte, Governo do Estado e Prefeitura de Palmas.

 

Na área da infraestrutura, a gestão estadual está investindo mais de R$ 2 milhões na reforma do Estádio Nilton Santos, local onde algumas modalidades serão disputadas. Também como parte do apoio, o Governo disponibilizou ao Comitê Intertribal uma sala na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos com estrutura para que a liderança dos jogos possa dar andamento à organização.

Comentários (0)