Pesquisa aponta os 10 cursos mais buscados em universidades públicas brasileiras

Levantamento foi realizado com base no número de matrícula em cada graduação.

Imagem ilustrativa
Descrição: Imagem ilustrativa Crédito: Divulgação/Agência Educa Mais Brasil

Ao todo, no Brasil, há 299 Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas pelo Governo Federal ou pelos estados. No geral, as instituições públicas são renomadas e reconhecidas pela qualidade de ensino e serviços que oferecem à comunidade. Por não exigirem pagamento de mensalidades, muitas delas possuem alta concorrência na procura pelos cursos de graduação e pós-graduação.

 

Mas quais são os cursos mais requisitados pelos estudantes? Partindo desse questionamento, o Instituto Semesp realizou um levantamento que aponta os cursos mais procurados nas universidades públicas do país. A pesquisa avaliou as graduações mais escolhidas nas modalidades presencial e a distância, levando em consideração o número de matrículas em cada curso.

 

Veja, abaixo, os cursos mais populares das universidades públicas. 

 

 CURSO

 MATRÍCULAS

 Pedagogia

 93.643

 Direito

 86.004

 Administração

 75.954

 Medicina

 58.637

 Engenharia Civil

 52.107

 Agronomia

 51.142

 Biologia (Licenciatura)

 47.876

 Sistemas de Informação

 46.553

 Matemática (Licenciatura)

 45.838

 Contabilidade

 44.043

 

Na modalidade a distância (EAD), também foram listados os cursos mais procurados e é possível perceber algumas mudanças: 

 

Pedagogia: 37.475 matrículas

 

Matemática (Licenciatura): 16.570 matrículas

 

Administração Pública: 13.286 matrículas

 

Engenharia de Produção: 11.582 matrículas

 

Letras (Licenciatura): 10.014 matrículas

 

Como ingressar nas universidades públicas

 

Estudantes interessados em ingressar nas universidades públicas contam com algumas possibilidades de processo. É comum que a instituição realize um vestibular próprio ou seleção através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 

 

É importante verificar com a instituição quais são os processos que ela utiliza e se preparar para ele. A concorrência costuma ser alta, principalmente nos cursos mais procurados, por isso é fundamental estudar ao longo do ano e estar por dentro do edital e dos assuntos que costumam cair na prova. 

 

Para isso, uma dica é realizar um cursinho que proporcione a estrutura necessária para ter uma boa preparação. Dessa forma, fica mais fácil se programar para fazer uma boa prova e realizar o sonho de ingressar no ensino superior.

Comentários (0)