PF deflagra Operação Darkode e cumpre mandados no Tocantins e em mais quatro Estados

Segunda fase da Operação combate fraudes contra o sistema bancário por meio eletrônico e crimes cibernéticos

Operação é coordenada pela PF de Goiás
Descrição: Operação é coordenada pela PF de Goiás Crédito: Foto: Divulgação

A Polícia Federal (PF) deflagrou hoje, 21, a segunda fase da Operação Darkode, no intuito de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes contra o sistema bancário, por meio eletrônico, e de investigar a negociação de informações úteis à prática de crimes cibernéticos. As diligências, segundo a PF, estão sendo executadas nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia (GO), Anápolis (GO) e Senador Canedo (GO), bem como nos estados do Pará, do Tocantins, de Santa Catarina e no Distrito Federal. O T1 Notícias entrou em contato com a Polícia Federal no Tocantins para confirmar quantos mandados estão sendo cumpridos no Estado, mas a informação não foi divulgada.

 

A estimativa da corporação é que as ações do grupo tenham causado prejuízo superior a R$ 2,5 milhões, sobretudo mediante fraudes contra o sistema bancário. Cerca de 100 policiais federais cumprem 37 mandados judiciais, sendo quatro de prisão preventiva, 15 de prisão temporária e 18 de busca e apreensão, em residências e em empresas vinculadas à organização. O objetivo é colher provas contra outros integrantes e beneficiários, além de identificar e apreender bens adquiridos ilicitamente.

 

O líder do grupo criminoso cumpre pena no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia, imposta por sentença condenatória da 11ª Vara Federal de Goiânia em decorrência da prática de crime cibernético, de acordo com informações da corporação.

 

Na primeira fase da operação, deflagrada em julho de 2015, foram cumpridos sete mandados judiciais em Goiânia, sendo dois de prisão e um de condução coercitiva, além de quatro de busca e apreensão. A ação foi coordenada com forças policiais de diversos países contra hackers que se comunicavam por intermédio de um sítio eletrônico denominado Darkode.

Comentários (0)