Polícia Civil do TO participa de ação de combate a crimes de violência contra idosos

Nesta sexta-feira, 4, a Polícia Civil realizará visitas domiciliares para intensificar a operação Vetus, que visa combate crimes de violência contra idosos

A polícia civil do Tocantins já apurou 56 denúncias desde o início da operação.
Descrição: A polícia civil do Tocantins já apurou 56 denúncias desde o início da operação. Crédito: Divulgação/PCDF

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e as polícias civis de todo o país deflagaram, nesta sexta-feira, 4, a operação Vetus. A ação visa combater crimes de violência contra idosos e ocorre nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

A operação integrada teve início no dia 1º de outubro, no dia Internacional do Idoso, e foi articulada com base no aumento de denúncias de abuso registradas durante o período da pandemia da Covid-19, pelo Disque 100, do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos.

 

A polícia civil do Tocantins já apurou 56 denúncias, que culminaram com a instauração de 10 inquéritos policiais e seis Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCOs). Durante este período foram realizadas 68 visitas/diligências; atendimentos a 55 vítimas; implementação de uma Medida Protetiva e cumprimento de um mandado de busca e apreensão.

 

Confira o quadro com o balanço das ações realizadas no Tocantins do dia 1º de outubro até 3 de dezembro:

 

 

Nesta sexta-feira, 4, no Tocantins, a polícia intensificou os trabalhos da força-tarefa e realizará mais visitas domiciliares. Ao todo, 81 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães participam da ação

 

No Estado, o atendimento a vulneráveis é realizado pelas Delegacias Especializadas de Atendimento a Vulneráveis (DAV) de Palmas e Araguaína e por 11 Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher e Vulneráveis (DEAM-V). Nas demais cidades, onde não há unidades especializadas, o atendimento é realizado nas delegacias locais e nos núcleos da Polícia Civil, além das Centrais de Atendimento da Polícia Civil que atendem 24 horas por dia.

Comentários (0)