Polícia Federal prende Carlinhos Cachoeira; Cavendish e lobista também são alvos

A ação, deflagrada em pelo menos três Estados (GO, SP e RJ), tem cinco mandados de prisão. Dois deles são contra o empresário Fernando Cavendish e o lobista Adir Assad

Carlinhos Cachoeira foi preso em Goiânia
Descrição: Carlinhos Cachoeira foi preso em Goiânia Crédito: Foto: Sergio Lima

Agentes da Polícia Federal prenderam nesta quinta-feira, 30, o empresário Carlos Augusto Ramos, conhecido como Carlinhos Cachoeira, na residência dele em Goiânia, no início da Operação Saqueador.

 

Segundo a PF, no total, três pessoas foram detidas na operação. As identidades delas não foram divulgadas. A ação, deflagrada nesta manhã em pelo menos três Estados (GO, SP e RJ), tem cinco mandados de prisão. Dois deles são contra o empresário Fernando Cavendish, dono e ex-presidente da empreiteira Delta, e o lobista Adir Assad. Este último já foi condenado na operação Lava Jato. Ambos são considerados foragidos.

 

Os advogados de Cachoeira, Cavendish e Assad ainda não foram identificados e localizados. A PF não informou se eles já possuem defesa constituída para esse processo. Procurada pelo UOL, a assessoria de comunicação da Delta informou que a empresa, por enquanto, não pretende se pronunciar.

 

Os agentes da PF também estão mobilizados para cumprir cinco mandados de busca e apreensão. A apuração que resultou na Operação Saqueador é baseada em denúncias de desvio de dinheiro público e lavagem de dinheiro. Os crimes representam pelo menos R$ 370 milhões.

 

De acordo com a investigação, houve desvios em contratos públicos com a empreiteira Delta, que participou de várias obras realizadas com recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

 

O juiz responsável pelo caso é Marcelo Bretas, da 7ª Vara da Justiça Federal do Rio de Janeiro. É ele também que está à frente das ações da Eletronuclear, desmembramento da Lava Jato.

 

Carlinhos Cachoeira chegou a ser preso na operação Monte Carlo, em 2012, acusado de liderar uma quadrilha de jogos de azar em Goiás e no Distrito Federal. A ação desmontou a quadrilha, que se beneficiaria da relação com autoridades como o ex-senador Demóstenes Torres. Cachoeira é também alvo de diversos processos criminais na Justiça e já foi condenado a mais de 39 anos de prisão.

 

Operação Tabela Periódica

Também em Goiás, agentes da Polícia Federal realizam nesta manhã a Operação Tabela Periódica, uma ação de desdobramento da Lava Jato e que investiga os crimes de cartel, fraude em licitações, corrupção, peculato e lavagem de dinheiro em obras da ferrovia Norte-Sul.

 

São cumpridos 14 mandados de condução coercitiva em nove Estados, isto é, quando o investigado é levado para depor por força policial, e três de busca e apreensão. Além disso, são 44 mandados de busca e apreensão.

Comentários (0)