Roberto Pires participa de encontro sobre soluções para construção civil

O presidente da FIETO, Roberto Pires, representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria no 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção, que está sendo realizado na Bahia.

Roberto Pires em evento na Bahia
Descrição: Roberto Pires em evento na Bahia Crédito: Priscila Cavalcante

Soluções e novos entendimentos para o setor da construção civil serão discutidos a partir desta quinta, 24/09, durante o 87º Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC) realizado na capital baiana, Salvador, até o dia 25/09. O presidente da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO), Roberto Pires, representou o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) na abertura do evento realizada na noite desta quarta-feira, 23/09, no Teatro Castro Alves.

 

O tema desta edição “Brasil mais eficiente, país mais justo” será discutido em painéis abordando o desenvolvimento sustentável e os caminhos para a indústria da construção. Resistindo ao momento de crise no Brasil, Pires destaca a importância da atuação da CNI, com as associações do setor da construção civil, para a defesa da competitividade prejudicada pela excessiva burocracia, demora nos processos de licenciamento ambiental, necessidade de aperfeiçoamento dos marcos legais que regem os processos de licitação pública, entre outros aspectos.

 

“A CNI reafirma a disposição de sempre priorizar em sua agenda, espaço importante para a indústria da construção por nela reconhecer um poderoso instrumento indutor de desenvolvimento, de transformação e inclusão social”, disse Roberto Pires que também cobrou o reconhecimento do segmento responsável por cerca de 6% do PIB total do País. “É primordial que as ações definidas pelo Poder Público nesse momento reconheçam o papel estratégico do setor de construção civil como o motor para a superação da crise e a retomada do crescimento”.

 

A abertura do ENIC contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, do governador da Bahia, Rui Costa, o prefeito de Salvador, ACM Neto, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o presidente do SINDUSCON/Bahia e Tocantins, Carlos Henrique Passos e Bartolomé Garcia, respectivamente, entre outras autoridades. Nas plenárias dos dias seguintes serão discutidos os desafios e reformas necessárias ao desenvolvimento sustentável e temas correlatos juntos às comissões de Política e Relações Trabalhistas (CPRT), de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), Meio Ambiente (CMA), da Indústria Imobiliária (CII) e de Obras Públicas (COP).

 

A realização é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), entidade que representa nacionalmente todos os segmentos do setor. Até esta sexta, são esperadas cerca de 1800 participantes da cadeia produtiva do setor da construção, entre dirigentes de construtoras, presidentes e diretores das entidades representativas do setor imobiliário, de obras públicas e infraestrutura, além de autoridades e representantes de diferentes organismos do Governo Federal.

 

Comentários (0)