Seis em cada dez brasileiros preferem fazer compras pela Internet

O relatório de Comércio Eletrônico da América Latina, publicado pela Ecommerce Foundation, aponta que mais de 52 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2018.

A estimativa é que, em três anos, este número ultrapasse a casa dos 60 milhões
Descrição: A estimativa é que, em três anos, este número ultrapasse a casa dos 60 milhões Crédito: Divulgação

Seis em cada dez brasileiros preferem fazer compras pela Internet. Publicado pela Ecommerce Foundation, o relatório de Comércio Eletrônico da América Latina aponta que mais de 52 milhões de brasileiros fizeram compras online em 2018. A estimativa é que, em três anos, este número ultrapasse a casa dos 60 milhões.

 

E com este crescimento e diante das dificuldades do mercado, empresas que atuavam somente com compras físicas, estão apostando em um novo ambiente para incrementar as vendas: o e-commerce. Empresários vem investindo nas vendas virtuais que trazem resultados reais. Além de otimizar processos, conquistar novos públicos e, consequentemente, clientes, é possível melhorar significativamente os resultados da organização.

 

Foi assim que o empresário Maurício Lassmann, juntamente com sua equipe, decidiu entrar para o mercado do mundo virtual. Inicialmente, eles decidiram colocar na prateleira da Internet apenas um produto de suas tantas criações: o VaralMix. “Primeiramente, patenteamos e, logo após, criamos o site apenas com esse produto. Quero começar com o mercado local, fiz parceria com uma empresa de entrega”, detalha Lassmann.

 

Foi atuando no ramo da construção civil que o empresário vislumbrou uma oportunidade de negócio. A ideia criativa surgiu para otimizar o espaço restrito das áreas de serviços dos imóveis atuais. “Criamos um varal de parede que, depois de estender as roupas, pode ser recolhido junto à parede, liberando espaço na área de serviço. O produto agrega ainda espaço para organizar os produtos de limpeza”, explica orgulhoso o idealizador do invento.

 

A expectativa do empresário é que este produto diferenciado gere grandes movimentações do mercado e-commerce. “Ter uma ideia não é muito simples e colocá-la em prática é outra tarefa bem trabalhosa. Vender é um outro ciclo. São muitas etapas que precisamos vencer”, avalia.

 

Quanto mais o mercado do e-commerce aquece, maior a necessidade de profissionais capacitados nesta área. Alguns dos cursos que têm registrado aumento da procura são Gestão em E-commerce, Gestão em Comércio Eletrônico e Análise de Desenvolvimento de Sistemas.Os graduandos tornam-se especialistas no gerenciamento de lojas virtuais. “O mercado e-commerce está em expansão, crescendo em grande escala. É uma área que quase todas as empresas precisam usar para vendas e até mesmo vitrine dos seus produtos de forma on-line”, explica o professor e Analista de Sistemas da Unifacs, Alex Coelho.

 

O especialista ainda destaca que o mercado de trabalho também está favorável. “Tem muito mais vagas, do que profissionais capacitados para trabalhar na área de e-commerce”. A dica para as pessoas que estão buscando investir nesta profissão é investir em formação adequada, atualizar-se constantemente e estar sempre preparado para as novas oportunidades.

 

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