450 quilos de carne proveniente de abate irregular são apreendidos em matadouro

No matadouro, a equipe verificou que o abate estava sendo feito sem as mínimas condições de higiene. Foram encontradas carne e vísceras dos animais expostas ao chão

Foram encontradas carne e vísceras de animais no chão
Descrição: Foram encontradas carne e vísceras de animais no chão Crédito: Divulgação/Adapec

Atendendo uma denúncia, fiscais da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), em conjunto com o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) de Lajeado, apreenderam na última quarta-feira, 19, duas carcaças de bovinos de aproximadamente 450 quilos, que estavam sendo abatidos de forma irregular e fora das normas higiênico-sanitárias em um matadouro no município de Lajeado, a 50 quilômetros da Capital. A carga foi destruída no aterro sanitário da cidade.

 

De acordo com o inspetor de defesa agropecuária da Adapec, Ricardo Matarazzo, o estabelecimento possui uma autorização provisória para abate de animais, porém, quando a equipe chegou ao local os animais já tinham sido abatidos sem a presença do serviço oficial de inspeção local, conforme exige a legislação. “Como o proprietário apresentou a autorização do registro comunicamos ao responsável pelo SIM de Lajeado que se deslocou até o local e constatou as irregularidades assumindo a apreensão e destruição das carcaças”, relatou o inspetor.

 

No matadouro, a equipe verificou que o abate estava sendo feito sem as mínimas condições de higiene. Foram encontradas carne e vísceras dos animais expostas ao chão, o piso totalmente sujo, couros em carroças dentro do local de abate, além da falta de cuidado com o bem estar animal, com utilização de marretas para abate dos animais. A Adapec emitiu um termo de notificação e orientou o proprietário sobre as normas legais para o abate de animais.

 

(Com informações da Ascom/Adapec)

Comentários (0)