5ª Feira Agrotecnológica da região Sudeste do Tocantins está marcada para abril

Dentro da programação se destacam os atrativos turísticos da região e os aspectos culturais, ciclos de palestras, minicursos, exposições permanentes com máquinas e equipamentos agrícolas

Cidade de Almas sediará evento entre os dias 11 e 13 de abril
Descrição: Cidade de Almas sediará evento entre os dias 11 e 13 de abril Crédito: Governo do Tocantins

Estimando atrair um público de 5 mil pessoas na região sudeste do Estado, a cidade de Almas sediará entre os dias 11 e 13 de abril, a 5ª Feira Agrotecnológica da Região Sudeste do Tocantins (Agrosudeste). A feira, que já se tornou uma tradição na região, é coordenada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e pelas secretarias de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro); da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), além da Embrapa, pelo Ministério da Agricultura, Banco da Amazônia, Sebrae, pela Prefeitura Municipal de Almas, Central das Associações de Almas e Porto Alegre e pelo Colégio Agrícola de Almas, com o apoio de parceiros e instituições privadas.

 

O técnico agrícola do Ruraltins, João Albuquerque Filho, coordenador da Agrosudeste, explica que várias unidades de produção vêm sendo implantadas no Colégio Agrícola de Almas, local onde será realizada a feira, para serem apresentadas durante o evento, aos produtores e visitantes.

 

“Na área de campo destinada ao plantio e outros experimentos, uma unidade voltada ao pastejo rotacionado, em um espaço 1,8 hectares, com oito piquetes divididos por cerca elétrica, e uma praça de alimentação, vem sendo desenvolvida. Além disso, temos também o Sisteminha, integrando a produção de alimentos com a criação de peixes. Esse trabalho é desenvolvido em parceria com a Embrapa; a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta, um sistema que contempla os componentes agrícola, pecuário e florestal, em rotação, consórcio ou sucessão de culturas; também estará presente na Agrosudeste, em uma área de dois hectares, o plantio de eucalipto como componente florestal, onde anteriormente já existia a pastagem formada”, pontuou o técnico. 

 

João Albuquerque detalhe ainda que a realização da Agosudeste no Colégio Agrícola de Almas visa fortalecer o ensino-aprendizagem dos alunos, bem como fomentar os produtores da região com novas tecnologias disponíveis no mercado. “Esse trabalho realizado pelo Ruraltins e por parceiros é um processo dinâmico, e com o passar do tempo muitas melhorias virão em benefício do ensino-aprendizagem dos alunos, pois tudo ficará à disposição do Colégio. Realizada desde fevereiro de 2018, a parceria já obteve muitos benefícios e os resultados poderão ser observados a médio e longo prazo”, finaliza o técnico.

 

A Agrosudeste traz ainda Dias de Campo voltados para a piscicultura, bovinocultura e fruticultura com várias estações, envolvendo questões relevantes dessas atividades, e a Feira de Touros, direcionada à comercialização de reprodutores bovinos, com idade de até 42 meses. Atividades estas a serem realizadas em fazendas da região e no Projeto de Fruticultura Manoel Alves. Dentro da programação se destacam os atrativos turísticos da região e os aspectos culturais, ciclos de palestras, minicursos, exposições permanentes com máquinas e equipamentos agrícolas, Feira da Agricultura Familiar e amostras envolvendo as instituições de ensino.

Comentários (0)