7º Festival da Cultura Japonesa é lançado e acontece nos próximos dias 14 e 15

O evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto, em Palmas, na Praça dos Girassóis e será realizado pela Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins, com o apoio do Governo do Estado

Festival será na Praça dos Girassóis, em Palmas
Descrição: Festival será na Praça dos Girassóis, em Palmas Crédito: Secom Tocantins

O 7º Festival da Cultura Japonesa foi lançado na noite de sexta-feira, 7, na sede da Associação Cultural Nipo-brasileira do Tocantins, em Palmas, e contou com apresentações tradicionais e pratos típicos da culinária japonesa, como sushi e yakisoba.

 

O evento acontece nos dias 14 e 15 de agosto, a partir das 18 horas, na Praça dos Girassóis, em Palmas, e será realizado pela Asnipo, com o apoio do Governo do Estado. As comemorações para celebrar os 120 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre Japão e o Brasil contarão com a presença do embaixador do Japão no Brasil, Kunio Umeda, além de diversas autoridades locais.

 

O Festival contará a presença do robô foca “Parô”, que ficou conhecido mundialmente em 2011 por ajudar na recuperação e interação das vítimas do tsunami no Japão. O evento ainda terá as atrações musicais nacionais Joe Hirata e Edson Saito, além de shows da Orquestra Sinfônica da Cidade Amada, Tambores do Tocantins e Taiko Koendaiko (Tambores tradicionais).

 

A estrutura contará ainda com praça de alimentação onde serão comercializados pratos tradicionais como Sushi, Sashimi, doces, Yakisoba e Sakerinha. No local haverá ainda a presença de restaurantes da Capital, parceiros do evento. O evento também ofertará oficinas de origami, cerimônia do chá, exposições de bonsai e ikebana, concurso de cosplay e o “Tanabata”, ritual de preces tradicional, também aberto ao público.

 

“Esse é um momento de celebração, a comunidade nipo-brasileira tem contribuído muito com o crescimento do nosso país, quando fomos procurados pela Associação nipo-brasileira, mesmo passando por um período de contingenciamento recebemos uma determinação do governador Marcelo Miranda para que no que nos fosse possível, apoiássemos o festival”, afirmou o secretário da Cultura, Melck Aquino.

 

O presidente da Associação Nipo-brasileira do Tocantins, Nelson Kazuo Nakamura, comentou sobre a expectativa para o Festival. “Estamos muito contentes com toda a repercussão do Festival e somos gratos a todos que estão nos apoiando. O público palmense terá oportunidade de estar mais próximo não só da culinária japonesa, mas também da dança e música do Japão. Hoje a cultura, as tradições e a culinária japonesa fazem parte da cultura brasileira, então esperamos que o palmense se sinta como se estivesse no Japão”, concluiu.

 

(Com informações da Secult)

 

Comentários (0)