A prática de meditação traz benefícios para as escolas, diz especialista

Tranquilidade e equilíbrio são apenas alguns dos pontos positivos

Crédito: Divulgação

Apenas um descanso. Talvez seja disso que as crianças precisam para ter mais tranquilidade e equilíbrio. Um momento de paz e silêncio parece realmente algo inatingível. Mas, na verdade, a prática da meditação, quando estimulada na infância, pode trazer muitos benefícios, ainda mais em uma rotina tão agitada e conectada.

 

Nas escolas norte-americanas, a meditação e a yoga já são implementadas há quase 20 anos. Não é à toa, que hoje, os Estados Unidos é o país que mais estimula essa prática de conhecimentos milenares em escolas e universidades, ficando atrás só da índia.

 

No Brasil, a relação entre a meditação e o sistema educacional vem florescendo e um número considerável de escolas da educação básica tem procurado introduzir tais atividades em sua grade curricular. A psicóloga Ana Afonso é a favor das práticas meditativas para a crianças. “Atividades que proporcionam o autoconhecimento e uma percepção maior das emoções ajudam muito. E, quanto antes os pequenos iniciarem essas práticas, mais cedo eles vão encontrar outras formas de expressar os seus sentimentos e desenvolver características importantes, como o autocontrole”, pontuou.

 

Na opinião da psicóloga também é importante que as escolas passem a abordar mais as questões comportamentais e deixem de focar apenas nos conteúdos curriculares. Por meio da meditação, as crianças aprendem a se relacionar com as próprias limitações e emoções. Com isso, elas desenvolvem um convívio mais harmônico com os colegas, professores e familiares, além dos benefícios como redução da ansiedade e aumento da concentração. Ou seja, apesar de melhorar o desenvolvimento escolar, o aprendizado vai para a vida e além dos muros das escolas.

Comentários (0)