Ação Global em Pedro Afonso atrai milhares de pessoas, com serviços gratuitos

Milhares de pessoas do município e cidades vizinhas estão sendo atendidas por um batalhão de voluntários com serviços como orientação jurídica, emissão da primeira via de documentos e mais

Serviços gratuitos são ofertados à população
Descrição: Serviços gratuitos são ofertados à população Crédito: Adilvan Nogueira

Como previsto a 25ª edição da Ação Global teve início exatamente as 9 horas da manhã deste sábado, 26, na cidade de Pedro Afonso, a 200 km de Palmas, que recebe pela primeira vez o mutirão da cidadania.

 

Milhares de pessoas do município e cidades vizinhas estão sendo atendidas por um batalhão de voluntários com serviços como orientação jurídica, emissão da primeira via de documentos, oficina kids, confecção de brinquedos com materiais recicláveis, robótica lego, demonstração e interação com o público, tênis de mesa, jogos diversos, circuito do bem-estar (aferição de PA, IMC, circunferência abdominal, orientação nutricional, antropometria), exames preventivos, orientação preventiva do câncer (próstata, pulmão, garganta), entre outros. Tudo é de graça e a programação segue até às 16 horas na Escola Municipal Sousa Aguiar.

 

Ao abrir oficialmente a Ação Global em Pedro Afonso, Charles Alberto Elias, superintendente do SESI Tocantins, anunciou que será um dia inteiro exclusivamente dedicado ao atendimento das pessoas de Pedro Afonso e cidades vizinhas. Destacou o tema deste ano, Educando Para Transformar, e informou que o SESI trouxe para o local do evento algumas ações novas na área, como a robótica e aula em 3D. Na saúde destacou o equipamento de eletrocardiograma, com acompanhamento médico a distância.

 

“Para nós é motivo de muita alegria e satisfação receber a Ação Global em nosso município, até porque é a primeira vez que o programa se desloca fora do eixo das grandes cidades”, afirmou Jairo Mariano, prefeito de Pedro Afonso, que há cinco anos vinha tentando trazer o programa para sua cidade. “Esse evento vem proporcionar à população o atendimento de demandas que o município as vezes não consegue suprir, e por meio dessa parceria com o SESI Tocantins e TV Anhanguera/Rede Globo certamente vamos fazer um atendimento a milhares de pessoas”, completou Mariano.

 

Para o representante da Grupo Jaime Câmara/ TV Anhanguera, Abrão Falluh Hanna, trata-se de uma ação social transformadora. “A ideia de trazer para Pedro Afonso o programa foi acertada, pois estamos proporcionando a uma população menor, as vezes mais carente que dos grandes centros, essa importante ação de transformação através da educação, da saúde, do lazer e das ações sociais”, ressaltou.

 

Balanço parcial

 

Resultado parcial divulgado pelo SESI Tocantins mostra que somente no período da manhã 3.429 pessoas foram atendidas na edição 2018 da Ação Global, que acontece neste sábado, 26, na cidade de Pedro Afonso até as 16 horas. Das 9 às 12 horas foram realizados 6.523 atendimentos, o que corresponde a 43 % da meta prevista de 15 mil. A expectativa de público, que era de 4 mil pessoas, deverá ser superada nas próximas horas.

 

Números

 

Na edição 2018 da Ação Global o SESI Tocantins preparou uma estrutura para atender 4 mil pessoas e prestar, por meio de 500 voluntários, cerca de 15 mil atendimentos com 70 ações gratuitas nas áreas de saúde, educação, lazer e cultura. Os serviços são oferecidos por instituições e empresas privadas parceiros do evento, que em 2017 aconteceu em Gurupi realizou mais de 52 mil atendimentos para cerca de 10 mil pessoas.

 

O programa Ação Global, que este ano tem como tema Educando Para Transformar, é realizado anualmente por meio de parceria entre o Serviço Social da Indústria – SESI Tocantins e TV Anhanguera, afiliada da Rede Globo, e este ano conta com o apoio da Prefeitura de Pedro Afonso.

 

Comentários (0)