Ação voltada ao meio ambiente em Araguaína mantém cerca de 22 km de praia limpos

Fiscais distribuíram sacos de lixo para os visitantes da Praia do Garimpinho e realizaram cadastramento, monitoramento, fiscalização e limpeza em toda a área, entre os dias 1º de julho e 4 de agosto

Praia do Garimpinho é banhada pelo Rio Araguaia
Descrição: Praia do Garimpinho é banhada pelo Rio Araguaia Crédito: Marcos Filho/Ascom

Com um pôr do sol encantador e água límpida, a Praia do Garimpinho em Araguaína recebeu muitos visitantes na temporada do mês de julho. A Prefeitura desenvolveu várias ações no local, entre os dias 1º de julho e 4 de agosto, como educação ambiental, cadastramento, distribuição de sacos de lixo, monitoramento, fiscalização e limpeza em toda a área. Com as atividades, um total de 22 km de extensão de praias, ao longo do Rio Araguaia, foram mantidos limpos durante o período.

 

De acordo com o coordenador municipal de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, Tibério Dias, quem esteve na praia recebeu um formulário para preencher dados pessoais. Junto com as questões, os banhistas receberam um termo de compromisso para ser responsável pela área que iriam utilizar durante a temporada, conforme Lei Ambiental nº 9. 605/98.

 

“O lixo deveria ser colocado em sacos plásticos e depositados posteriormente em contêineres, que foram disponibilizados no porto de embarque e desembarque. Deu muito certo, percebemos que todas as pessoas estavam comprometidas e não deixaram lixo na praia”, comemorou o coordenador.

 

Técnicos ambientais estiveram na praia após o período de temporada e verificaram que os turistas deixaram todas as ilhas muito bem conservadas e sem lixo.

 

Outros benefícios

No período de férias, o Povoado Garimpinho recebeu outros benefícios da Prefeitura. Um posto de saúde avançado foi instalado e ainda a limpeza geral, revisão na iluminação pública e manutenção nas ruas e rampa de acesso ao rio.

 

Números

No balanço feito por meio do formulário entregue pelos fiscais para os frequentadores da Praia do Garimpinho, foram catalogados pelos fiscais 85 acampamentos, alguns tinham aproximadamente 40 pessoas, outros com dez. Pelos números, cerca de três mil pessoas frequentaram a praia.

 

Turismo

Garimpinho fica localizado a 145 km a oeste de Araguaína, que contabiliza em média 800 famílias, entre ribeirinhos do vilarejo e moradores da zona rural. Localizado às margens do Rio Araguaia, região rochosa, um ambiente favorável para pesca esportiva, fauna rica, flora em abundância, praias exuberantes com belas paisagens, propícias ao turismo ecológico e facilidade de acesso pela rodovia estadual. Por esses motivos, o Garimpinho tem atraído turistas de várias regiões do País.

Comentários (0)