Acipa articula remoção de ciclovia para melhoria do trânsito na Avenida Tocantins

Obra inacabada do “Shopping a Céu Aberto” tem sido alvo de reclamações e gerado caos no trânsito da principal avenida de Taquaralto.

Crédito: Divulgação/Acipa

Atendendo um pedido dos comerciantes da Avenida Tocantins, a Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa) apresentou nesta sexta-feira, 16, ao Ministério Público do Estado do Tocantins (MPTO) uma solicitação para análise da remoção da ciclovia da via em Taquaralto. A entidade avalia que esta alteração é a solução mais prática e eficaz para resolver em definitivo todo o transtorno gerado no trânsito da referida avenida.

 

O presidente da Acipa, Joseph Madeira, defensa que são diversas as questões que podem ser sanadas com o atendimento do pleito. Segundo ele, a proposta pretende intervir no índice de acidentes, melhorar o fluxo da via, facilitando passagem e estacionamento, e em consequência, propiciar ao comércio local condições para retomada do crescimento econômico. 

 

“A Acipa está representando os empresários, criando condições de diálogo e organizando o suporte técnico que dá base ao pedido. O problema é notório e a solução proposta é a mais simples possível, a ciclovia reduz o espaço dos veículos e na altura do cruzamento, coloca em risco a segurança do próprio ciclista. Com a remoção, o fluxo será devolvido com segurança e neste momento isso é imprescindível para a recuperação do comércio”, aponta Madeira.

 

Como encaminhamento, a promotora de justiça do MPTO, Kátia Chaves Gallieta decidiu em ata pelo requerimento de manifestação do TCE sobre o objeto da ação civil, bem como quanto à possibilidade de acordo entre as partes. “Deliberamos que daqui 30 dias nos reuniremos novamente para apresentar novas informações a partir de reuniões que serão realizadas entre os comerciantes e a prefeitura através da intermediação da Acipa. Também vamos buscar junto ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) informações quanto à suspensão das obras do Shopping a Céu Aberto e como tramita o processo de suspensão daquelas obras”, comenta Kátia. 

 

Presentes

 

Estiveram presentes na reunião a promotora Kátia Chaves Gallieta, o presidente da Acipa, Joseph Madeira, o secretário executivo da SEDEM/Palmas, Raimundo Nonato Júnior, a procuradora do Município de Palmas, Maria Antônia da Silva Jorge, o secretário executivo da SEISP/Palmas, Paulo Cézar Monteiro, e os empresários da Avenida Tocantins, Silvan Diniz (Skala Projetos e Construções) e Sidney da Mota Barros (Center Tintas Ferragista).

Comentários (0)